Publicações Científicas J-P-E

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    A Importância da Cultura Organizacional na Gestão da Satisfação dos Trabalhadores de Três Serviços de Saúde Públicos
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-04-08) Albino, Carla Sofia Rocha; Vidal, João Carlos de Almeida; Pescada, Susana Soares Pinheiro Vieira
    Contexto e Objetivo: A relevância de uma investigação empírica no setor da saúde e em meio hospitalar surge do facto de estes serem contextos emergentes e complexos, onde a problemática do comportamento organizacional e, em particular da satisfação profissional, tem sido alvo de atenção por parte dos gestores. Torna-se assim premente a pluralidade de saberes e cooperação multidisciplinar de áreas científicas para uma melhor compreensão da importância da gestão da satisfação nas organizações de saúde. Apesar dos inúmeros fatores considerados críticos para o sucesso da gestão da satisfação, cingiu-se o estudo à cultura organizacional, procurando-se analisar o perfil e a sua relação com a gestão da satisfação dos trabalhadores de três serviços que integram um departamento de um hospital público de saúde. Método: O estudo, de natureza quantitativa e de corte transversal, assentou num fenómeno singular de características únicas — o Departamento de Ginecologia/Obstetrícia e Reprodução Humana de uma Unidade Hospitalar —, recorrendo ao Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI), traduzido e adaptado para a língua portuguesa. O OCAI foi aplicado a 136 trabalhadores com cargos e funções profissionais distintas dos três serviços do departamento. O instrumento utilizado foi validado, apresentando boas qualidades psicométricas. Resultados: A perceção dos trabalhadores sobre os diferentes serviços do departamento evidenciou congruências em relação à cultura organizacional, reconhecendo que nos serviços predominam características das culturas Clã e Hierárquica. No entanto, as discrepâncias entre a cultura atual (vigente) e a cultura futura preferida (ideal) indicaram que os trabalhadores, apesar de desejarem manter essas culturas em determinadas dimensões, idealizaram trabalhar num ambiente organizacional com características das quatro tipologias culturais. Conclusão: Determinadas características da cultura organizacional devem ser reajustadas, pois podem influenciar na gestão da satisfação dos trabalhadores constituindo um fator crítico de sucesso dos três serviços de saúde públicos. / Background and Aim: The relevance of empirical research in the health sector and the hospital environment arises from the fact that these are emerging and complex contexts, where the problem of organizational behavior and, in particular, professional satisfaction, has been the focus of attention on the part of the managers. Thus, the plurality of knowledge and multidisciplinary cooperation of scientific areas becomes urgent for a better understanding of satisfaction management in health organizations. Despite the numerous factors considered critical for the success of satisfaction management, the study was limited to organizational culture, seeking to analyze the profile and its relationship with the management of worker satisfaction in three services that make up a department of a hospital health public. Method: The study was quantitative, cross-sectional, and based on a singular phenomenon with unique characteristics - the Department of Gynaecology/Obstetrics and Human Reproduction of a Hospital Unit -, using the Organizational Culture Assessment Instrument(OCAI), translated and adapted for the Portuguese language. The OCAIwas applied to 136 workers with different professional positions and functions from the three services of the department. The instrument used was validated, showing good psychometric qualities. Results: The workers' perception of the different services of the hospital showed congruences concerning the organizational culture, recognizing that characteristics of the Clan and Hierarchical cultures predominated in the services. However, the discrepancies between the current culture (current) and the preferred future culture (ideal) indicated that the workers, despite wanting to maintain these cultures in specific dimensions, idealized working in an organizational environment with characteristics of the four cultural typologies. Conclusion: Specific characteristics of the organizational culture must be readjusted, as they can influence the management of worker satisfaction, constituting a critical success factor for the three public health services.
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    Antecedentes do Empenhamento Organizacional em Trabalhadores Não-docentes: estudo de caso numa instituição de ensino superior
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-10-02) Cordeiro, João Pedro; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso
    Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de empenhamento organizacional e a relação entre o empenhamento e as variáveis sociodemográficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento é um aspeto crítico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organizações. Como é gerido e a interrelação que estabelece com as caraterísticas pessoais tem sido área de desenvolvimento em vários estudos. Métodos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, através da aplicação de um inquérito por questionário a 127 trabalhadores não-docentes de uma instituição de ensino superior. O inquérito por questionário foi validado, apresentando boas qualidades psicométricas. Resultados: As hipóteses que sistematizaram as especificações entre as componentes do empenhamento e as variáveis idade, habilitações acadêmicas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas várias subalíneas, revelando-se determinantes no modo como os indivíduos se encontram empenhados organizacionalmente. As hipóteses que orientaram as especificações entre as componentes do empenhamento e as variáveis gênero e antiguidade não foram confirmadas, não existindo relação entre elas. Conclusões: Os trabalhadores estão empenhados com a instituição, ainda que com níveis diferentes, os quais são ancorados por algumas caraterísticas sociodemográficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as variáveis sociodemográficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formulação de estratégias de gestão focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formulação de sistemas baseados no comportamento organizacional. / Objective: This study aimed to analyze the levels of organizational engagement and the relationship between engagement and sociodemographic variables in the higher education context. Engagement is a critical aspect of individual performance and a fundamental building block of organizational development. The way it is managed and its interrelationship with personal characteristics have been the area of development inseveral studies. Methods: The study was quantitative and had a cross-sectional nature through the application of a questionnaire survey to 127 non-teaching employees from a higher education institution. The questionnaire survey was validated, showing good psychometric qualities. Results: The hypotheses that systematized the specifications between the engagement components and the age, academic qualifications, and professional position variables have been confirmed in some of their various sub-alignments and can therefore be considered as determining how individuals are organizationally engaged. The hypotheses that guided the specifications between the engagement components and the gender and seniority variables were not confirmed; therefore, there was no relationship between them. Conclusions: The non-teaching employees are engaged in the institution, although with various levels anchored by some sociodemographic characteristics. It was a pioneering study in a national context between the distinct types of organizational engagement and sociodemographic variables in the higher education context. It contributed to the formulation of management strategies focused on organizational commitment, supporting the formulation of systems based on organizational behavior.
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    Online Shopping Sales Promo and its Perception Among Undergraduate Students in Osogbo, South Western Nigeria
    (ISMT, 2020-12-31) Salaudeen, Kamoru Aremu; Omotosho, Mariam Ayankemi
    Este artigo explora a perceção dos estudantes universitários sobre a promoção de vendas de compras online. Os investigadores adotaram uma abordagem qualitativa, conduzindo quatro sessões de discussão em grupo de foco (DGF) entre quarenta estudantes selecionados através de técnicas de amostragem propositada e de bola de neve nas duas faculdades da universidade que serviram de cenário para o estudo: Faculdade de Gestão e Ciências Sociais e Faculdade de Ciências Naturais e Aplicadas. O estudo é sustentado pela teoria da perceção do consumidor que explica o comportamento do consumidor através da análise das motivações para as suas decisões de compra e preferências. Os principais resultados revelaram que os estudantes universitários deste estudo confiam na promoção de vendas online e foram ativos em beneficiar dela, ao mesmo tempo que foram influenciados por certos fatores que moldaram a sua perceção das plataformas e promoções de vendas online. Recomenda-se, portanto, que as lojas e os centros comerciais online ofereçam mais comodidade, preço competitivo, variedade de produtos, serviços pós-venda, de forma a atrair mais clientela para os seus produtos. / This paper explores the perception of university undergraduates about online shopping sales promo. The researchers adopted a qualitative approach, conducting four sessions of focus group discussion (FGD) among forty students selected through purposive and snowball sampling techniques across the two colleges of the university that served as the study setting: College of Management and Social Sciences and College of Natural and Applied Sciences. The study is underpinned by the consumer perception theory which explains consumer behaviour by analyzing motivations for their buying decisions and preferences. Major findings revealed that university undergraduates in this study trust online sales promo and were active in benefiting from it while being influenced by certain factors that shaped their perception of online sales platforms and promotions. It is therefore recommended that online shops and malls need to provide more convenience, competitive price, product variety, after sales services in order to attract more patronage to for their products.
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    Promoção e Proteção
    (Centro de Estudos Judiciários, 2018-11) Tomé, Maria Rosa; Breyner, Gonçalo de Mello; Monginho, Julieta; Borges, Beatriz; Varela, Alexandre; Ló, Alcina; Corval, Raquel; Lourenço, Filomena Saúde; Gil, Ana Rita
    Anualmente, a Jurisdição da Família e das Crianças tem procurado – no âmbito dos Planos de Formação Contínua – acompanhar toda a dinâmica inerente à realidade jurídica, técnica e social, que a envolve. Os processos de promoção e protecção, com toda a sua envolvência e contínua necessidade de recurso ao contributo de inúmeras especialidades, são uma realidade judiciária desafiante. O presente e-book reúne os textos e as gravações relativas às intervenções que a este propósito tiveram lugar em acções de formação do Centro de Estudos Judiciários desde Fevereiro de 2015. O seu interesse é enorme para os profissionais que contactam com a matéria, mas não só. É mais um e-book da “Coleção Formação Contínua” que continua a cumprir o objectivo do Centro de Estudos Judiciários: disponibilizar em forma de acesso universal conteúdos de excelência. / Every year, Family and Children's Jurisdiction has sought – within the scope of Continuous Training Plans – to monitor all the dynamics inherent to the legal, technical and social reality that surrounds it. The processes of promotion and protection, with all their involvement and the continuous need to resort to the contribution of numerous specialties, are a challenging judicial reality. This e-book brings together texts and recordings relating to interventions that have taken place in training sessions at the Center for Judicial Studies since February 2015. Its interest is enormous for professionals who are in contact with the subject, but not only. It is yet another e-book from the “Continuing Training Collection” that continues to fulfill the objective of the Center for Judicial Studies: to provide universally accessible content of excellence.
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    Consumo de Skincare en Instagram: prácticas, sentidos y proximidades mercantilizadas
    (ISMT, 2022-12-31) Dettano, Andrea; Boragnio, Aldana
    El consumo, cada vez más presente en el mundo digital/móvil, encuentra en el sector de belleza y alimentos su mayor potencial de crecimiento. Sitios webs y cuentas de diversas redes sociales conforman escenarios crecientes y cambiantes de despliegue de saberes, recomendaciones y publicidades sobre productos y servicios vinculados al cuidado facial. En vista de ello, el objetivo del escrito es describir las emociones que aparecen en relación al cuidado facial –o Skincare– en una cuenta de la red social Instagram, a partir de una observación no participante en un entorno virtual tomando como observable un perfil que, en 2020, triplicó la cantidad de seguidores. En primer lugar, haremos un breve recorrido sobre redes sociales e Instagram, daremos cuenta del avance del consumo electrónico, para luego describir los sentires presentes en las publicaciones presentes en el feed de la cuenta observada. Se concluye con la clasificación y análisis de tres tipos de posteos – reseñas, informativos y de enseñanza/pedagógicos – donde es posible observar prácticas de consumo atravesadas por el seguimiento de lo “económico” y accesible, valores ligados a lo sustentable, el aprendizaje sobre productos, usos, así como una creciente rutinización. Lo concluído permite comenzar a delinear aspectos de los consumos de plataforma. / O consumo, cada vez mais presente no mundo digital e móvel, encontra o seu maior potencial de crescimento nos setores da beleza e da alimentação. Sites e contas de diversas redes sociais compõem cenários de crescimento e de mudança para a distribuição de conhecimento, recomendações e publicidade de produtos e serviços relacionados com os cuidados faciais. Em face disto, o objetivo deste texto é descrever as emoções que surgem relacionadas com o cuidado facial –ou Skincare– numa conta da rede social Instagram, a partir de uma etnografia virtual, tendo como observável um perfil que, em 2020, triplicou o número de seguidores. Primeiramente, faremos um breve percurso pela internet, redes sociais e Instagram, relataremos a evolução do consumo eletrónico, para em seguida descrever os sentimentos presentes nas publicações presentes no feed do relato observado. O artigo finaliza com a classificação e análise de três tipos de posts –resenhas, informativos e didáticos/pedagógicos– onde é possível observar práticas de consumo atravessadas pelo monitorização do que é “económico” e acessível, pelos valores ligados à sustentabilidade, aprendizagem sobre produtos, utilizações, bem como por uma crescente rotinização, em relação ao consumo de uma plataforma específica. / Consumption, increasingly present in the digital/mobile world, finds its greatest growth potential in the beauty and food sector. Websites and accounts of various social networks make up growing and changing scenarios for the deployment of knowledge, recommendations and advertising on products and services related to skincare. In view of this, the objective of the writing is to describe the emotions that appear in relation to Skincare in an Instagram social network account, from a non-participant observation in a virtual environment taking as observable a profile that, in 2020, tripled the number of followers. First of all, we will take a brief path of social networks and Instagram, we will report on the progress of electronic consumption, and then describe the emotions present in the publications present in the feed of the observed account. It concludes with the classification and analysis of three types of posts –reviews, informative and teaching/pedagogical– where it is possible to observe consumption practices crossed by the monitoring of what is “economical” and accessible, values linked to sustainability, learning about products, uses, as well as an increasing routinization. What has been concluded allows us to begin to outline aspects of platform consumption.