Avaliação de fatores de risco psicossociais: estudo com docentes do ensino superior

A carregar...
Miniatura
Data
2018-02-28
Autores
Borges, Sara Lopes
Santos, Cristina
Saraiva, António
Pocinho, Margarida
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Departamento de Investigação & Desenvolvimento
Resumo
Objetivos: Os fatores psicossociais, enquanto características relacionadas com condições e organização do trabalho, interferem na saúde dos trabalhadores, e os riscos psicossociais emergem da interação entre colaboradores e condições de vida e de trabalho. O objetivo do estudo foi avaliar os fatores de riscos psicossociais em docentes do ensino superior de modo a perceber o exercício da docência enquanto profissão de risco em termos de esgotamento físico e mental, dada a sua contínua exposição a situações risco psicossocial. Método: O estudo contou com a administração de dois instrumentos, um de caracterização da amostra e o outro para avaliar fatores de risco psicossociais — a versão portuguesa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire — constituído por 76 itens (escala tipo Likert de 5 pontos), distribuídos por cinco dimensões, que medem indicadores de exposição a riscos psicossociais e os seus efeitos. Resultados: No estudo participaram 59 docentes, a maioria homens (50,8%), com idade entre os 41 e os 50 anos (45,8%), mestres (59%), professores adjuntos (47,5%), com vínculo laboral estável (68%) e a lecionar entre 11 e 17 horas semanais (64,4%). A análise das várias subescalas revelou risco psicossocial, mostrando que os docentes se encontravam em situação de vulnerabilidade. Existiram diferenças significativas entre os riscos vivenciados no ensino superior público e os experimentados no ensino superior privado. O sexo, idade, formação académica e categoria profissional influenciaram o tipo de risco psicossocial. Conclusões: Confirma-se a importância da avaliação dos fatores de risco psicossociais no exercício da profissão docente no ensino superior. Reconhece-se como necessária a avaliação e gestão dos riscos psicossociais de forma a promover condições de trabalho saudáveis, garantir respeito e tratamento justo, bem como incentivar a promoção da conciliação da vida profissional e familiar, de modo a minimizar riscos psicossociais e situações de vulnerabilidade em docentes do ensino superior. / Objectives: The psychosocial factors as characteristics related to the conditions and organization of work, interfere with the health of employees, and the psychosocial risk situations emerge from the interactions between the employees and their life and work conditions. The objective of the study was to evaluate the psychosocial risk in higher education teachers in order to perceive the teaching profession as a risk profession in terms of physical and mental exhaustion, given their continued exposure to psychosocial risk situations. Method: The study consisted of the administration of two instruments, one for the characterization of the sample and the other for assessing psychosocial risk factors — the Copenhagen Psychosocial Questionnaire — consisting of 76 items (5- point Likert scale), distributed in five dimensions, which measure indicators of exposure to psychosocial risks and their effects. Results: The study included 59 teachers, mostly men (50.8%), aged between 41 and 50 years (45.8%), with a master's degree (59%), assistant professors (47.5%); with a stable employment relationship (68%), and teaching between 11 and 17 hours a week (64.4%). The analysis of the various subscales revealed a psychosocial risk, showing that teachers are in a situation of vulnerability. There were significant differences between the risks experienced in public higher education and those experienced in private higher education. Sex, age, academic background, and professional category influenced the type of psychosocial risk. Conclusions: The study confirms the importance of the evaluation of psychosocial risk factors in the exercise of the teaching profession in higher education. It is recognized that it is necessary to assess and manage psychosocial risks in order to promote healthy working conditions, ensure respect and fair treatment, and encourage the promotion of work / family life balance, in order to minimize psychosocial risks and situations of vulnerability in higher education teachers.
Descrição
Palavras-chave
Docentes de ensino superior - Higher education teachers, Fatores de risco psicossocial - Psychosocial risks factors
Citação
Borges, S. L., Santos, C., Saraiva, A. & Pocinho, M. (2018). Avaliação de Fatores de Risco Psicossociais: estudo com docentes do ensino superior. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 4(1), 22-33. https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.54