e-famílias: o impacto das TIC na vida contemporânea de famílias com crianças

A carregar...
Miniatura
Data
2019
Autores
Carvalho, Joana
Francisco, Rita
Relvas, Ana Paula
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Resumo
Hoje, as crianças nascem rodeadas de tecnologia e utilizam-na, diariamente, acedendo ao mundo com a ponta dos dedos. Mas se por um lado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são uma janela de oportunidades, por outro expõem crianças e famílias a uma multiplicidade de riscos. Para avaliar o impacto das TIC no contexto familiar, 179 indivíduos (23-47 anos) pertencentes a famílias com filhos até aos oito anos, responderam a um questionário sobre a utilização das TIC (QUTIC) e sobre o funcionamento familiar (SCORE-15). Os resultados revelaram que as TIC são sobretudo utilizadas para contactar com familiares distantes (91%), porém, discussões sobre o tempo despendido com as TIC (67%) e falta de limites entre a vida familiar e profissional/escolar (47%) foram os maiores problemas evidenciados. Estes problemas acarretam dificuldades na interação dos membros das famílias, sobretudo ao nível da dimensão dos recursos familiares, isto é, das capacidades da família para gerir problemas quotidianos e adaptar-se a mudanças (r = .360, p < .01). O presente estudo permitiu conhecer o tipo de utilização das TIC realizado pelos participantes, as suas perceções sobre o impacto das TIC nas dinâmicas familiares, bem como compreender melhor a complexidade destas relações.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação - Information and communication technologies, Funcionamento familiar - Family functioning, Família com filhos até 8 anos - Family with children up to 8 years
Citação
Carvalho, J.; Francisco, R.; Relvas, A.P. (2019). e-Famílias: O impacto das TIC na vida contemporânea de famílias com crianças. In R. Brito e P. Dias (Eds) Crianças, famílias e tecnologias: Que desafios? Que caminhos? (pp. 184-209). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais