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Título: As Entrevistas de Saída: um testemunho organizacional
Autores: Silva, Carolina Maria Sousa
Sousa, Andrea (Orientadora)
Palavras-chave: Entrevista de saída - Exit interview
Gestão de Recursos Humanos - Human Resources Management
Employer Branding - Employer Branding
Proposição de valor para o empregado - Employee value proposition
Data: 2019
Editora: ISMT
Resumo: Este relatório explana as tarefas desenvolvidas no estágio de 420 horas realizado no Grupo Visabeira enquanto Técnica de Recursos Humanos. A integração no departamento de Recursos Humanos da entidade acolhimento permitiu aprofundar de forma mais significativa as atividades da prática de recrutamento e seleção, tendo sido possível focar a minha ação numa proposta de Entrevistas de Saída. Estas entrevistas são mais similares a um feedback do que de uma avaliação ou uma conversa não construtiva. Justamente por terem esse caráter, tornam-se uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da empresa pois, embora não sejam ainda uma prática comum em todas as organizações, podem ser uma poderosa aliada quando falamos de retenção de colaboradores. A metodologia aplicada no decorrer do estágio foi a investigação-ação que permitiu a compreensão e a vivência sócio organizacional, bem como uma intervenção ativa e construtiva da realidade de trabalho experienciada. Devido à grande competitividade presente no mundo Organizacional, diversas ações devem ser realizadas para manter um funcionário na empresa e o profissional de Recursos Humanos precisa de identificar e diagnosticar as causas que aumentam o turnover dentro da organização. Neste sentido, as organizações devem procurar novas formas de se diferenciar de modo a tornarem-se mais sustentáveis e rentáveis a longo prazo. Para isso, um dos objetivos deve passar pela retenção dos seus talentos. Surge assim o conceito de Employer Branding, que em linhas gerais é a imagem que a empresa tem enquanto entidade empregadora. Essa imagem pode, por exemplo, ser construída através de um sistema de recompensas a que chamamos de Proposição de Valor para o Empregado, e que no âmbito deste relatório sustentam o respetivo enquadramento teórico. / This report explains the tasks developed during the 420-hour internship held at Grupo Visabeira as a Human Resources Technician. The integration in the Human Resources department of the host entity, allowed me to deepen in a more significant way the activities of the recruitment and selection practice, having been possible to focus my action in a proposal of Outgoing Interviews. These interviews are more similar to a feedback than an evaluation or a non-constructive conversation. Precisely because they have this character, they become an essential tool for the development of the company because, although they are not yet a common practice in all organizations, they can be a powerful ally when we talk about employee retention. The methodology applied during the internship was the action-research that allowed the understanding and experience of the partner-organization, as well as an active and constructive intervention of the experienced work reality. Due to the great competitiveness present in the Organizational world, several actions must be taken to keep an employee in the company and the Human Resources professional needs to identify and diagnose the causes that increase the turnover within the organization. In this sense, organizations must look for new ways to differentiate themselves in order to become more sustainable and profitable in the long term. To do so, one of the goals must be to retain their talents. This is how the concept of Employer Branding emerges, which in general terms is the image that the company has as an employer. this image, for example, can be built through a system of rewards that we call the Employee Value Proposition, and that within this report support the respective theoretical framework set.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1110
Aparece nas colecções:Dissertações e Relatórios de Mestrado J-P-E

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