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Título: Valores Sociais na Adolescência: estudo exploratório das características psicométricas do Social Values Questionnaire
Autores: Coelho, Nair Marlene Simões
Cunha, Marina (Orientadora)
Palavras-chave: Adolescentes - Adolescents
Terapia de aceitação e compromisso - Acceptance and commitment therapy
Questionário de valores sociais - Social Values Questionnaire
Data: 2013
Editora: ISMT
Resumo: O presente trabalho, teve como principal objetivo a análise das qualidades psicométricas e validação do Social Values Questionnaire (Blackledge & Ciarrochi, 2006b), traduzido por Questionário de Valores Sociais (QVS), numa amostra de adolescentes. A amostra é constituída por 268 jovens (118 rapazes e 150 raparigas), com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (M= 16,04) a frequentar o ensino básico e secundário do sistema regular de ensino público. Para além do Questionário de Valores Sociais que foi objeto de uma análise mais detalhada, foram também preenchidos instrumentos para avaliar o afecto positivo/afecto negativo (EAPAN-C), a satisfação com a vida (ESVE) e a esperança (EEC). Os resultados obtidos mostram que a versão portuguesa do QVS possui valores elevados de consistência interna, indicando assim, uma boa fidedignidade deste instrumento. Demonstrou ainda que os adolescentes que têm mais motivação intrínseca para com os valores sociais experienciam mais afeto positivo e mais esperança. No que diz respeito ao compromisso, este mostrou estar positivamente associado com o afeto positivo, com a esperança e com a satisfação com a vida. Esta investigação teve como contributo inovador disponibilizar a versão portuguesa do Social Values Questionnaire para adolescentes. Não obstante a necessidade de estudos confirmatórios, os dados permitiram concluir ser um instrumento fidedigno e válido para a avaliação dos valores sociais em jovens, conceito muito utilizado no contexto das terapias baseadas no mindfulness e aceitação. / The present study aimed to analyse and validate the psychometric properties of the Social Values Questionnaire (Blackledge & Ciarrochi, 2006b), translated by Questionário de Valores Sociais (QVS) in a sample of Portugueses adolescents. The sample consisted of 268 young people (118 boys and 150 girls), aged between 14 and 18 years (M = 16.04) attending primary and secondary education system of regular public education. Beyond Social Values Questionnaire that was the subject of a more detailed analysis, the participants were also completed instruments to assess positive affect / negative affect (PANAS-C), satisfaction with life (SLSS) and hope (HSC). The results show that the Portuguese version of SVQ has high levels of internal consistency, thus indicating a good reliability of this instrument. Also demonstrated that adolescents who have more intrinsic motivation towards social values experience more positive affect and more hope. With regard to the commitment, this proved to be closely related to positive affect, with the hope and satisfaction with life. This investigation was to provide innovative contribution to the English version of the Social Values Questionnaire for adolescents. Notwithstanding the need for confirmatory studies, the data led to the conclusion to be a reliable and valid instrument for the assessment of social values in young concept widely used in the context of therapies based on mindfulness and acceptance.
URI: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/382
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