O Desenho do Sistema de Recompensas de uma Organização do Setor Bancário

A carregar...
Miniatura
Data
2016
Autores
Martins, Adriana Patrícia Camarinho
Moreira, Paulo Pinto (Orientador)
Silva, Maria do Carmo (Coorientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
Introdução: O Sistema de Recompensas é uma das práticas desafiantes para a Gestão de Recursos Humanos no século XXI. Este sistema deverá compensar os colaboradores tendo em conta o seu desempenho, as suas competências e os resultados organizacionais que beneficiam o negócio. Desta forma, existe um impacto na estrutura e nos resultados organizacionais. A atração e a retenção dos “melhores” colaboradores deve ser um dos objetivos da criação de um Sistema de Recompensas de forma estruturada, pois ter os “melhores” colaboradores numa organização torna-se uma mais-valia para subsistir num ambiente cada vez mais competitivo. Este estudo apresenta relevância, pois por um lado, ajudará a entender a teoria e a aplicação prática do desenho do Sistema de Recompensas e, por outro lado, ajudará a identificar possíveis pontos de melhoria na instituição acolhedora do estágio. O estágio foi realizado na área de Gestão de Recursos Humanos, mas também houve a oportunidade de realizar algumas tarefas na área de Marketing uma vez que estas estavam ligadas ao processamento de salários. Assim, tornou-se como objetivo principal de estudo conhecer o funcionamento desta área específica (processamento de salários), compreendendo o seu funcionamento e comparando-o com a teoria. Metodologia: Para realizar este estudo, recorreu-se à observação etnográfica, à análise documental e a uma entrevista semiestruturada à responsável dos recursos humanos da organização. Para análise e tratamento dos dados qualitativos, usou-se o software MAXQDA. Resultados: Verificou-se que a organização, onde se realizou o estágio, é gerida pela empresa-mãe e assenta nos pressupostos do Sistema de Recompensas, abordada na teoria analisada. Contudo, a organização em estudo é ajustada ao contexto em que se encontra através de decisões tomadas internamente. Nesta organização, o Sistema de Recompensas é composto por uma parte, conhecida, que são as recompensas extrínsecas (componente salarial, benefícios, incentivos e símbolo de estatutos). Verificou-se que existia também a preocupação de trabalhar a componente intrínseca do Sistema de Recompensas. Mesmo com esta evidência, de se trabalhar mais do que a componente extrínseca, o nome atribuído à área de Gestão de Recursos Humanos é denominada por “processamento de salários”. A análise empírica demonstrou assim que o Sistema de Recompensas da organização, em que se realizou o estágio, está de acordo, na sua maioria, com a teoria nas suas duas componentes - a componente extrínseca e intrínseca. Não há evidências a relatar referente a incentivos de médio e longo prazo nem nos benefícios sociais e específicos. / Introduction: The Rewards System is one of the challenging practices for Human Resources Management in the XXI century. This system should Rewards the performance of the workers, their competences and organizational results that benefit the business. This way, there is an impact in the structure and in the organizational results. The attraction and retention of the “best” workers, in an organization, becomes an added value to the sustenance for having a more competitive environment. This study is relevant, in one side because it will help to understand the theory and practical application of Rewards System design and in the other hand it will help to identify possible points for improvement in the organization where it happen the internship. The internship was in the field of Human Resource Management, but there was also the opportunity to perform some tasks in the Marketing area once they are linked with the process of salaries. Therefore, it became the main objective of this study to know how it works this particular area (process’ salaries) and understanding it and compare with the theory. Methods: In order to perform this study, the ethnographic observation, the documental analysis and a semi-structured interview, to the responsible of human resources of the institution, were used. For the analysis of the data, regarding the interview, was used the MAXQDA software. Results: It was verified that the organization, where the internship occurred, is managed by the mother-company and is based on the assumptions of the Rewards System mentioning in the literature. However, the studied organization adjusted to the context according of the decisions taking internally in each subsidiary. In this organization Rewards System has one part that it is extrinsic Rewards (salary component, benefits, incentives and symbol of statutes). Although the name assigned to the Human Resource Management area was "process’ salaries”. We notice that the component of intrinsic Rewards is also taking in consideration. Even with this evidence, working besides extrinsic Rewards, they named this area “process’ salaries”. The empirical analysis showed us that the Rewards System of the company, where the internship was made, is in agree, mostly, with the theory of its two components - extrinsic and intrinsic. There are not any evidences to report regarding part of the of the medium and short term incentives and also social and specific benefits.
Descrição
Palavras-chave
Sistema de recompensas - Rewards system, Recursos humanos - Human resources, Recompensas intrínsecas - Intrinsic rewards, Recompensas extrínsecas - Extrinsic rewards, Setor bancário - Banking sector
Citação