Eficácia do Programa “Juntos no Desafio” na Promoção de Competências em Mães de Crianças com Diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

A carregar...
Miniatura
Data
2017
Autores
Pereira, Susana Margarete Heleno
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
As perturbações do comportamento há muito que têm merecido a atenção de pediatras, pedopsiquiatras e psicólogos, sendo uma constante na prática clínica. A intervenção nesta problemática deve ser multimodal de onde se destacam, para além, da componente farmacológica, do acompanhamento individual da criança, os programas de Treino Parental. Neste estudo quase experimental caracterizado por dois momentos “antes e depois”, procedeu-se à avaliação da eficácia de um Programa na Promoção de Competências Parentais “Juntos no Desafio” numa amostra de mães, com filhos em idade escolar, e com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Os resultados demonstram que a intervenção parental implementada permite melhorar e/ ou aumentar o leque de competências parentais nas mães, dado que se verificam melhorias significativas na amostra, quer ao nível dos conhecimentos sobre a PHDA, quer ao nível das práticas educativas parentais. Conjuntamente, verifica-se uma diminuição nos níveis de stress parental manifestados, e melhorias na perceção dos sintomas associados à PHDA, nas seguintes dimensões, sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade/distração e problemas com pares. / Behavioral disturbances have long deserved the attention of pediatricians, psychiatrists and psychologists, being a constant in clinical practice. The intervention in this problematic must be multimodal from which the Parental Training programs stand apart, besides the pharmacological component, of the individual accompaniment of the child. In this quasi-experimental study characterized by two "before and after" moments, the effectiveness of a Program for the Promotion of Parenting Skills "Together in the Challenge" was evaluated in a sample of mothers with children of school age and diagnosed with Disorder Of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results demonstrate that the implemented parental intervention allows to improve and / or to increase the range of parental competences in the mothers, since there are significant improvements in the sample, both in the knowledge about the PHDA and in the level of parental educational practices. There is a decrease in the levels of parental stress manifested, and improvements in the perception of symptoms associated with ADHD, in the following dimensions, emotional symptoms, conduct problems, hyperactivity / distraction and problems with peers.
Descrição
Palavras-chave
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - Attention Deficit Disorder with Hyperactivity, Relação pais-filhos - Parent-child relationship, Educação - Education, Terapia cognitivo-comportamental - Cognitive-behavioral therapy
Citação