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Título: Música, mindfulness e inflexibilidade psicológica
Autores: Silva, Paula Sofia Marques d'Oliveira Custódio da
Espirito-Santo, Helena (Orientadora)
Carolino, Nair C. (Coorientadora)
Palavras-chave: Música - Music
Mindfulness - Mindfulness
Inflexibilidade psicológica - Psychological inflexibility
Crianças - Children
Adolescentes - Adolescents
Data: 2017
Editora: Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga
Citação: Custódio da Silva, P. M. d'O. (2017). Música, mindfulness e inflexibilidade psicológica. (Orientadora: Helena Espírito Santo; Coorientadora Nair Carolino). Dissertação de mestrado, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra
Resumo: Introdução: A música começa a assumir um papel de destaque no mundo da investigação dado os seus efeitos positivos no ser humano. Vários estudos têm demonstrado que a proximidade com sons, ritmos e batidas pode contribuir para o desenvolvimento de diversas capacidades e competências. Este estudo visa explorar a influência da música nas estratégias de regulação emocional de crianças e adolescentes. Especificamente, perceber se o treino/prática de música é influente na adoção de uma postura mais consciente do momento presente, sob uma atitude de aceitação e não-ajuizamento. Métodos: A amostra foi constituída por 189 crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 9 e 17 anos, divididos em três grupos distintos. O Grupo 1 corresponde a músicos de conservatório (n = 66); o Grupo 2 por músicos de banda filarmónica (n = 44); e o Grupo 3 por não músicos (n = 79). No total dos grupos, 46% eram rapazes e 54% raparigas. Os dados foram recolhidos através da Medida de Aceitação e Mindfulness para Crianças (CAMM) e do Questionário de Evitamento e Fusão para Adolescentes (AFQ-Y). Resultados: Relativamente à CAMM verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p < 0,005), revelando uma pontuação médias mais elevada os músicos de Banda Filarmónica (M = 28,93; DP = 6,02). Maiores níveis de evitamento e fusão cognitiva foram encontrados no grupo de não músicos, porém, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Discussão/Conclusão: Dado à escassez de investigação nesta área, este estudo revela-se inovador por abordar o possível impacto da música nos processos de regulação emocional, sendo uma base para a definição e construção de posteriores investigações. || Introduction: Music begins to take a leading role in the world of research given its positive effects on the human being. At the cognitive level, several studies have shown that sounds, rhythms and beats can contribute to the development of various abilities and competencies. This study aims to explore the influence of music on the emotional regulation strategies of children and adolescents. Specifically, to see if the music practice is influential in adopting a more conscious posture of the present moment, under an acceptance and non-judgment attitude. Methods: The sample consisted of 189 children and adolescents aged between 9 and 17 years, divided into three distinct groups. Group 1 corresponds to conservatory musicians (n = 66); Group 2 by musicians in a Philharmonic Band (n = 44); and Group 3 by non-musicians (n = 79). In the sample, 46% were boys and 54% girls. The data were collected through the Child Acceptance and Mindfulness Measure (CAMM) and Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y). Results: Regarding CAMM, there were significant statistical differences between the groups (p < 0.005), with the musicians of the Philharmonic Band showing the highest score (M = 28.93, SD = 6.02). Higher levels of avoidance and cognitive fusion were found in the group of non-musicians, however, no significant statistical differences were found. Discussion/Conclusion: Given the lack of research in this area, this study is innovative because it addresses the possible impact of music on the emotional regulation processes, and is a basis for the definition and construction of further investigations.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/787
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