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Título: O Direito à Participação nas Casas de Acolhimento Residencial
Autores: Marques, Mónica Patrícia Cardoso
Tomé, Maria Rosa (Orientadora)
Palavras-chave: Direito à participação - Right to participation
Casas de Acolhimento Residencial - Residential homes
Equipas educativas - Educational teams
Data: 2018
Editora: ISMT
Resumo: A discussão em torno dos direitos de participação que nesta dissertação se fez, irá refletir imagens, conceções e paradigmas vigentes sobre as crianças e jovens, emergindo assim a necessidade de as compreender como sujeitos de direitos, competentes e ativos, escutando-as nas decisões que afetam as suas vidas. O acolhimento residencial, enquanto resposta social, tem genericamente como objetivo a proteção da criança e jovem em situações que os seus direitos são violados, mas simultaneamente tem de os promover. Os resultados obtidos através da aplicação de questionários às crianças e jovens e às equipas educativas, afirmam que o direito à participação está presente no quotidiano das casas de acolhimento residencial. Relativamente às crianças e jovens, tem especial relevo nos assuntos que dizem respeito à definição do seu projeto de vida e assuntos relacionados com a escola, já nas equipas educativas, nos assuntos que dizem respeito a organização e dinâmica da casa de acolhimento residencial. Podemos ainda dizer que a equipa educativa considera importante que as crianças e jovens participem nos assuntos que lhe dizem respeito, nomeadamente o seu futuro, a escola, a família e os assuntos do dia-a-dia. / The discussion about participation rights in this dissertation will reflect existing images, conceptions and paradigms about children and young people, thus emerging the need to understand them as competent and active subjects of rights, listening to them in decisions that affect their lives. Residential Care, as a social response, is generally aimed at protecting children and young people in situations where their rights are violated, but at the same time have to promote them. The results obtained through the application of questionnaires to children and young people and educational teams, affirm that the right to participation is present in the daily life of residential homes. With regard to children and young people, it is especially important in matters relating to the definition of their life project and school-related matters, in educational teams, in matters concerning the organization and dynamics of the residential home. We can also say that the educational team considers it important that children and young people take part in matters that concern them, namely their future, school, family and everyday life.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/863
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado em Serviço Social

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