Estudo Exploratório da Associação entre Mindfulness, Engagement Profissional e Sintomas Emocionais Negativos em Professores

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Data
2018
Autores
Santos, Diana Isabel Henriques dos
Galhardo, Ana (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
A profissão docente tem vindo a ser alvo de especial atenção, devido às suas características de trabalho mais exigentes, o que pode comportar fragilização quando estas não se fazem acompanhar dos recursos necessários a uma boa gestão de trabalho, quer físico, quer emocional. O mindfulness e o engagement no trabalho têm sido duas competências associadas à melhoria e/ou prevenção de sintomas emocionais negativos no contexto da saúde ocupacional. O presente estudo teve como objetivo explorar a existência de associações entre sintomas emocionais negativos, competências de mindfulness e engagement no trabalho. A amostra consistiu em 304 professores (256 mulheres e 48 homens) a lecionar no 1º ciclo (91), 2ºciclo (131), e 3º ciclo e secundário (82). Estes participantes foram recrutados através de associações profissionais e responderam online aos seguintes instrumentos de autorresposta: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress 21 (EADS-21), Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ) e a versão reduzida do Utrech Work Engagement Scale (UWES). Os dados apontaram para níveis relativamente baixos de sintomas emocionais negativos, embora o stress se tenha destacado como o mais pontuado. Verificou-se a existência de correlação negativa e estatisticamente significativa entre o mindfulness e os sintomas emocionais negativos de depressão, ansiedade e stress, excetuando no que respeita faceta observar. O conjunto das cinco facetas do mindfulness encontra-se também se encontra correlacionado de forma estatisticamente significativa com o engagement. No âmbito deste estudo foi possível observar que os professores se encontram realizados respetivamente á sua vida profissional, hipotetizando-se que as habilidades de mindfulness e engagement profissional podem influenciar os sintomas emocionais negativos. / The teaching profession has nowadays been given special attention due to its more demanding work characteristics, which can be fragile when not accompanied by the resources necessary for good work management, both physical and emotional. Mindfulness and engagement at work have been two skills associated with the improvement and / or prevention of negative emotional symptoms in the context of occupational health. The present study aimed to test whether the decrease in negative emotional symptoms could be explained by the existence of significant characteristics of mindfulness and work engagement. The sample consists of 304 teachers (256 females and 48 males) belonging to 1st cycle (91), 2nd cycle (131) and 3rd cycle to secondary (82). Taking into consideration the objectives of this study, the following instruments were used: Anxiety, Depression and Stress Scale 21 (EADS-21), Five Mindfulness Facet Questionnaire (FFMQ) and the Utrech Work Engagement Scale (UWES). The data point to relatively low levels of negative emotional symptoms, although stress stands out as the most punctuated. It was checked whether the existence of negative and statistically significant correlation between mindfulness and negative emotional symptoms, excepting the facet observe. Also, in total engagement is observed a negative correlation with depression anxiety and stress. The set of five facets of attention is also statistically significant with engagement. The purpose of this study was to take a close look at the attention and capacity of your life, hypothesizing them as mindfulness and professional involvement can influence negative emotional emotions.
Descrição
Palavras-chave
Mindfulness - Mindfulness, Engagement profissional - Professional engagement, Sintomas emocionais negativos - Negative emotional symptoms, Professores - Teachers
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