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Título: Desenvolvimento do Programa “F.I.R.E. – Fighters with Focus, Intention, Regulation and Engagement” para Bombeiros Voluntários
Autores: Moniz, Soraia Carolina Bernardino Pereira
Galhardo, Ana (Orientadora)
Palavras-chave: Mindfulness - Mindfulness
Compaixão - Compassion
Bombeiros voluntários - Volunteer firefighters
Programa de intervenção - Intervention program
Data: 2019
Editora: ISMT
Resumo: Vários estudos confirmam que os bombeiros voluntários estão expostos a situações indutoras de stress, o que provoca um aumento no risco de desenvolvimento de diferentes perturbações a nível psicológico (e.g., Paulus, Gallagher, Bartlett, Tran & Vujanovic, 2018; Stanley, Boffa, Hom, Kimbrel & Joiner, 2017; Ferreira, 2013). Considerando o crescente reconhecimento das terapias cognitivo-comportamentais de 3ª geração como abordagens eficazes em diferentes condições clínicas e grupos profissionais, considerou-se relevante a criação de um Programa baseado no mindfulness e na compaixão para bombeiros voluntários. Para este efeito, para além da revisão narrativa da literatura e com o objetivo de recolher informação mais específica junto da população alvo, procedeu-se à preparação e realização de um grupo focal que integrou 8 elementos dos Bombeiros Voluntários de Maceira. Nesta sequência foi desenvolvido o programa F.I.R.E. – Fighters with Focus, Intention, Regulation and Engagement, o qual se constitui como o primeiro programa baseado no mindfulness e na compaixão especificamente desenvolvido para aplicação em bombeiros. Assim, a estrutura e conteúdos deste programa foram definidos tendo por base outros programas de intervenção psicológica grupal (e.g., RAW; Joyce, Shand, Bryant, Lal & Harvey, 2016) assentes nas práticas de mindfulness (Mindfulness Based Stress Reduction; Kabat-Zin, 1982; 2006; 2016) e de compaixão (Compassion Focused Therapy; Gilbert, 2010), componentes da Acceptance and Committement Therapy (Hayes, Luoma, Bond, Masuda & Lillis, 2006) e contributos resultantes do grupo focal. O F.I.R.E é composto por 8 sessões, com periodicidade semanal e duração de aproximadamente 2 horas cada. É proposto que as sessões englobem práticas de mindfulness e de compaixão, temas diversos abordados numa perspetiva de psicoeducação e exercícios ou discussões em grupo, sendo realçada a componente experiencial bem como a prática entre as sessões. / Several studies confirm that volunteer firefighters and others professionals involved in emergency medical and rescue operations are exposed to stress-inducing situations, which causes an increased risk of developing different psychological disorders (e.g., Paulus, Gallagher, Bartlett, Tran & Vujanovic, 2018; Stanley, Boffa, Hom, Kimbrel & Joiner, 2017; Ferreira, 2013). Considering the growing recognition of the 3rd wave cognitive-behavioral therapies as effective approaches in different clinical conditions and professional groups, the development of a mindfulness and compassion based program for volunteer firefighters was considered relevant. Thus, besides a literature review and with the aim of collecting more specific information from the target population, a focus group was prepared and carried out, integrating 8 elements of the Bombeiros Voluntários de Maceira. The program F.I.R.E. – Fighters with Focus, Intention, Regulation and Engagement was developed, being, to our knowledge, the first mindfulness and compassion based program specifically targeting firefighters. This program structure and contents were defined based on other group intervention programs (e.g., RAW; Joyce, Shand, Bryant, Lal & Harvey, 2016) grounded on mindfulness (Mindfulness Based Stress Reduction; Kabat-Zin, 1982; 2006; 2016) and compassion (Compassion Focused Therapy; Gilbert, 2010) practices, components of Acceptance and Commitment Therapy (Hayes, Luoma, Bond, Masuda & Lillis, 2006) and results from the focus group. The F.I.R.E. program comprises 8 weekly sessions, of approximately 2 hours each. It is proposed that the sessions encompass mindfulness and compassion practices, several themes addressed in a psychoeducation perspective and exercises or group discussions. Furthermore, the experiential nature of the sessions is emphasized as well as the mindfulness and compassion practice between the sessions.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/981
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