Percorrer por autor "Vicente, Henrique Testa"
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- ItemBullying, vinculação e estilos educativos parentais em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico(2015-02) Carvalho Simões, Sónia Catarina; Ferreira, Joaquim Jorge; Braga, Sandra; Vicente, Henrique TestaObjetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vinculação e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua relação com a qualidade da vinculação e os estilos educativos parentais. Método: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar (QEVE), Inventário de Vinculação na Adolescência (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situações de bullying, sendo os tipos de violência mais frequentes a exclusão social e a agressão verbal. As vítimas de bullying são mais frequentemente jovens de nível socioeconómico baixo e as raparigas são mais observadoras de exclusão social e agressão verbal do que os rapazes. No que respeita à vinculação, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunicação e confiança em relação ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, estão mais sujeitos a serem vítimas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejeição e menor suporte emocional maternos. Conclusões: Fica, então, sublinhada a importância para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vinculação dos jovens com as figuras significativas. Estas conclusões remetem-nos para implicações ao nível da prevenção deste fenómeno, sendo importante não só considerar variáveis individuais, mas também como o sujeito interage em todos os seus sistemas de pertença, focando a construção de relações afetivas.
- ItemBullying, vinculação e estilos educativos parentais em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico(Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2015-02) Simões, Sónia; Ferreira, Joaquim Jorge; Braga, Sandra; Vicente, Henrique TestaObjetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vinculação e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua relação com a qualidade da vinculação e os estilos educativos parentais. Método: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar (QEVE), Inventário de Vinculação na Adolescência (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situações de bullying, sendo os tipos de violência mais frequentes a exclusão social e a agressão verbal. As vítimas de bullying são mais frequentemente jovens de nível socioeconómico baixo e as raparigas são mais observadoras de exclusão social e agressão verbal do que os rapazes. No que respeita à vinculação, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunicação e confiança em relação ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, estão mais sujeitos a serem vítimas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejeição e menor suporte emocional maternos. Conclusões: Fica, então, sublinhada a importância para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vinculação dos jovens com as figuras significativas. Estas conclusões remetem-nos para implicações ao nível da prevenção deste fenómeno, sendo importante não só considerar variáveis individuais, mas também como o sujeito interage em todos os seus sistemas de pertença, focando a construção de relações afetivas. / Aims: Since current literature highlights the impact of attachment and parental conduct in bullying behaviors in the school environment, a phenomenon with increasing visibility, we have assessed its relationship to the quality of attachment and parental rearing styles, in adolescents. Method: The sample involved 50 adolescents, 26 girls and 24 boys, from the 7th to 9th grades, aged between 12 and 17 years old (M=14,24). The protocol comprised the: Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Results: Adolescents in our sample tend to assume the “observer” role in bullying situations, and the more prevalent type of violence is social exclusion and verbal abuse. The most frequent victims of bullying are adolescents of lower socioeconomic status, and girls are more observers of social exclusion and verbal aggression than boys. In what concerns attachment, adolescents exhibiting more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to the father and friends, and when they feel alienated from their peers, adolescents tend to be more exposed to bullying victimization. Finally, data on parental rearing styles suggest that the most aggressive teenagers are those who feel more rejection and less maternal emotional support. Conclusions: This study highlights the importance to bullying behaviors of parental rearing styles and quality of attachment towards significant others. These conclusions have implications at the prevention level, where it is important, not only to consider individual variables, but also to understand how the subject interacts in all the social systems he belongs to, and on the construction of affective relationships.
- ItemEstudo longitudinal dos fatores associados à evolução de sintomas depressivos em idosos institucionalizados(2014) Vicente, Filomena; Espirito-Santo, Helena; Cardoso, Diana; da Silva, Fabiana; Costa, Marina; Martins, Sónia; Torres Pena, Inês; Pascoal, Vera; Rodrigues, Fátima; Pinto, Ana; Moitinho, Sara; Guadalupe, Sónia; Vicente, Henrique Testa; Lemos, LauraObjetivos: Constatando que a depressão é comum em idosos institucionalizados, associando-se à solidão, à ansiedade e à afetividade, pretendemos descrever a evolução da depressão durante dois anos e verificar que fatores se associam a essa evolução. Métodos: Em um estudo de coorte prospectivo em dois momentos (2011 e 2013), avaliamos 83 idosos institucionalizados, com idade no primeiro momento entre os 60 e os 100 anos, sendo 79,5% mulheres, 86,7% sem companheiro(a), e 72,3% com algum grau de escolaridade. Usamos a Escala Geriátrica da Depressão (GDS), a Escala de Solidão (UCLA-L), o Inventário Geriátrico de Ansiedade (GAI) e a Lista de Afetos Positivos e Negativos (PANAS). Resultados: Verificamos que 59,0% mantiveram a depressão e 10,8% desenvolveram depressão. Os idosos com depressão tiveram significativamente piores resultados na UCLA, GAI e PANAS, e os não depressivos tiveram afetos positivos mais altos. Quanto à evolução da depressão, os idosos que mantiveram depressão tiveram inicialmente pontuações elevadas no GDS, GAI, UCLA e na subescala PANAS negativo e pontuações baixas na subescala PANAS positivo. Esses idosos apresentaram associadamente um agravamento dos sentimentos de solidão, dos sintomas ansiosos e do afeto negativo ao longo dos dois anos. Os que desenvolveram depressão tiveram, no primeiro momento, pontuações elevadas na UCLA. Conclusões: Os sintomas de depressão com ou sem solidão no momento inicial, o agravamento da solidão, a ansiedade, o afeto negativo e o baixo afeto positivo poderão ser fatores de risco para a manutenção da depressão. A solidão poderá ainda ser um fator de risco para o desenvolvimento de depressão. || Objectives: Knowing that depression is common in institutionalized elderly and associated with loneliness, anxiety, and affectivity, we want to describe the evolution of depression over two years and identify which factors are associated with the development of depression. Methods: In this prospective cohort study, that encompassed two evaluation moments (2011 and 2013), 83 institutionalized elders were inquired, with age at baseline between 60 and 100 years, 79.5% women, 86.7% single and 72.3% with some type of education. The instruments included the Geriatric Depression Scale (GDS), Loneliness Scale (UCLA-L), Geriatric Anxiety Inventory (GAI) and List of Positive and Negative Affects (PANAS). Results: Fifty-nine percent of the subjects maintained depression, and 10.8% developed depression. Elderly patients with depression had significantly worse outcomes in the UCLA, GAI and PANAS, and those who were not depressed had a higher positive affect. Regarding the evolution of depression, elders that maintained depression had high scores on the GDS, GAI, UCLA, and negative PANAS subscale, and low scores on the PANAS positive subscale at baseline. These elders showed an increase in the feelings of loneliness, anxiety symptoms, and negative affect over the two years. Those who developed depression had higher scores on the UCLA-L at baseline. Conclusions: We conclude that depression symptoms with or without loneliness at baseline, the worsening of loneliness, anxiety, and of the positive and negative affects may all be risk factors for the maintenance of depression. Loneliness may also be a risk factor for the development of depression.
- ItemFamily Adaptability and Cohesion Evaluation Scale – Version IV (FACES IV): Validation Study in the Portuguese Population(Springer, 2021-03-25) Sequeira, Joana; Vicente, Henrique Testa; Daniel, Fernanda; Cerveira, Cátia; Silva, Maria Inês; Neves, Sónia; Espirito-Santo, Helena; Guadalupe, SóniaThe present study addresses the psychometric properties of the Portuguese translation and adaptation of the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale – version IV (FACES IV). The sample included 1083 individuals from 387 nuclear families, with an average age of 36 years. Besides its sociodemographic heterogeneity, the sample also included participants in various family life cycle stages and belonging to different family subsystems. We found overall good to moderate psychometric properties, namely adequate internal consistency, convergent validity, and discriminant ability. However, rigid and enmeshed scales presented weaker results. Normative expectations and cultural bias are discussed. FACES IV appears to be a valid and reliable measure of family dynamics, suitable for research and clinical purposes within the Portuguese context. However, further studies need to be carried out regarding the instruments’ properties in tapping extremely high cohesion (enmeshment) and low flexibility (rigidity) levels.
- ItemPsicanálise e Vida: Mitologia e Cinema(ISMT, 2019-06-30) Vicente, Henrique TestaO presente ensaio equaciona a relação entre mito e busca de conhecimento na vida do ser humano, nomeadamente com a actividade criadora, na sua dupla vertente artística e científica. Tomando como ponto de partida diversos apontamentos biográficos de Freud, o lugar que conferiu à psicanálise aplicada na sua obra e as referências aos mitos da antiguidade, são analisadas duas produções cinematográficas contemporâneas de ficção científica: as trilogias de “Star Wars” e “Back to the Future”. Estas análises permitem ilustrar de que forma o campo mitológico (em particular, o mito edipiano) é reactualizado nas narrativas cinematográficas. O cinema pode assim ser perspectivado como um palco de eleição para a “redescoberta” dos mitos pelo espectador, tal como o teatro e a tragédia de Sófocles permitiram a Freud revisitar o mito edipiano e pensar o desenvolvimento do ser humano. A análise psicanalítica das obras cinematográficas entabulada, bem como a reflexão sobre a actividade criadora de Freud, facultam suporte empírico adicional à conexão entre mitos e vínculo do conhecimento, proposta por Wilfred Bion, os quais se constituem, ontem como hoje, “geradores” de arte e ciência.
- ItemAs Relações Familiares nas Redes Sociais Pessoais de Idosos(Instituto Superior Miguel Torga; CEPESE, 2016) Monteiro, Rute; Guadalupe, Sónia; Vicente, Henrique Testa; Daniel, Fernanda
- ItemTempo de reforma, saúde e bem-estar(Instituto Superior Miguel Torga; Centro de Estudos e Investigação em Saúde - Universidade de Coimbra; Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, 2016) Lucas, Ana Rita; Daniel, Fernanda; Guadalupe, Sónia; Vicente, Henrique Testa
- ItemTIME SPENT IN RETIREMENT, HEALTH AND WELL-BEING(Miguel Torga Institute of Higher Education; Center of Study and Research in Health (CEISUC); Research Centre for the Study of Population, Economics and Society (CEPESE), 2017) Lucas, Ana Rita; Guadalupe, Sónia; Daniel, Fernanda; Massano-Cardoso, Ilda; Vicente, Henrique Testa