Considerações sobre o Absentismo e impacto no Turnover numa Instituição Particular de Solidariedade Social

Resumo
O presente relatório descreve as atividades que ocorreram durante o estágio curricular de mestrado de Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Instituto Superior Miguel Torga, desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) denominada por Associação de Solidariedade Social de Marrazes AMITEI, ao longo de um período de 3 meses. Entre as atividades administrativas de recursos humanos, desenvolvidas destacam-se o regulamento interno, como um processo que a organização considera basilar na gestão diária dos recursos humanos e que orienta os colaboradores para as suas obrigações, mas também para os seus direitos. Este documento permitiu agilizar os procedimentos para admissão dos colaboradores, as horas trabalhadas semanalmente, o entendimento do acordo de banco de horas, a compreensão do trabalho noturno, o conhecimento dos feriados obrigatórios, o procedimento do direito a férias e o seu agendamento, a noção e os tipos de falta e conhecimento da carta de funções. Algumas destas tarefas expressas no regulamento foram exercidas no decurso desta experiência prática. Ao analisar alguns indicadores organizacionais, o nível de turnover encontrado desencadeou alguma pesquisa sobre as características do perfil dos colaboradores da instituição, bem como, uma análise reflexiva sobre a problemática do absentismo e do turnover na instituição, tendo sido possível pelas partilhas que decorreram em ambiente de estágio que o absentismo, poderá também ser motivado para dificuldade de lidar com emoções muito fortes, como assistir e lidar com quem parte. Esta experiência prática alicerçou-se na metodologia qualitativa com incidência em entrevistas e pesquisas de registos o domínio administrativo. / This report describes the activities performed during a curricular internship of the Master Degree in Human Resources Management and Organizational Behavior of Instituto Superior Miguel Torga. The curricular internship took place in a Private Institution of Social Solidarity named Association of Social Solidarity of Marrazes AMITEI, over a period of 3 months. Between, the administrative activities of human’s resources, such as, the internal regulation are developed, as a process that the organization considers fundamental in the daily management of human resources and that directs employees to their obligations, but also to their rights. This document allowed to expedite the procedure for the admission of the employee, the weekly worked hours, clarification of the bank of hours, the comprehension of night shift work, the knowledge of mandatory holidays, the right of vacations and its scheduling procedure, the notion and the kind of lack and knowledge of the duty letter. Some of these tasks presented in the regulation were performed during the internship. Analysing some organizational indicators, the turnover level found lead to some research about the workers profile characteristics of this organization, as well as, a reflexive analysis on the problem of absenteeism and turnover in the organization, having this being possible by the sharing of knowledge during the internship. Since the absenteeism could be motivated by the difficulty of dealing with strong emotions such as deal with dead. This practical internship was based on qualitative methodology, focusing on interviews and researches of records of administrative domain.
Descrição
Palavras-chave
Colaboradores - Collaborators, Absentismo - Absenteeism, Turnover - Turnover, Emoções - Emotions
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