Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM

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Data
2019
Autores
Reverendo, Tânia Cristina Simões Melo
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
O presente estudo, de cariz metodológico misto, apresenta o diagnóstico da satisfação global dos colaboradores com a organização - Grupo CMM. Trata-se de uma investigação que teve por objetivo central avaliar os níveis de satisfação dos colaboradores da organização Grupo CMM, com vista à realização de um diagnóstico completo da satisfação global dos profissionais que compõe os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfação dos colaboradores foi aplicado e analisado o Questionário MOD GRH 06 - Questionário de Satisfação do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Após o levantamento e análise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a construção e apresentação de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfação dos colaboradores da organização estudada é “pouco satisfatório”, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdução de práticas de recursos humanos especializadas no âmbito do seu funcionamento. A conclusão aferida tem suporte concetual na constatação de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral são determinantes para a eficiência, eficácia e produtividade do colaborador e terá reflexos positivos nos mesmos parâmetros da organização. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company’s human capital. In order to assess the employee’s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is “unsatisfactory”, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.
Descrição
Palavras-chave
Comportamento organizacional - Organizational behavior, Satisfação profissional - Professional satisfaction, Motivação - Motivation, Questionário de Satisfação do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire
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