Dimensões da Satisfação dos Usuários da Estratégia Saúde da Família

A carregar...
Miniatura
Data
2017-09-29
Autores
Sousa, Laelson Rochelle Milanês
Mesquita, Rafael Fernandes de
Matos, Fátima Regina Ney
Moura, Luana Kelle Batista
Moura, Maria Eliete Batista
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Departamento de Investigação & Desenvolvimento
Resumo
Objetivo: O objetivo foi analisar as variáveis explicativas da satisfação da qualidade de serviços da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo quantitativo realizado com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família, atendidos na zona leste do município de Teresina (PI, Brasil). Utilizou-se a escala SERVQUAL, alimentada por um instrumento adaptado, com frases afirmativas e analisados por meio de técnicas multivariadas: análise fatorial e regressão múltipla. Resultados: As análises multivariadas possibilitaram a redução da escala utilizada para cinco dimensões da qualidade de serviços prestadas, que responderam pela explicação de 99,7% da variação do índice geral calculado e utilizado no modelo de regressão múltipla. Todos os pressupostos de ambas as técnicas foram respeitados. Conclusão: A confiabilidade foi a dimensão preponderante na percepção da qualidade de serviços e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo.
Descrição
Palavras-chave
Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Satisfação do Paciente
Citação
Sousa, L. R. M., Mesquita, R. F. de, Matos, F. R. N., Moura, L. K. B., & Moura, M. E. B. (2017). Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 3(2), 2-9. https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2017.3.2.50