Representações Sociais sobre a Empregabilidade da Mulher Brasileira em Portugal

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Data
2019
Autores
Machado, Juliana Gonçalves
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
O objetivo desse trabalho foi compreender quais as representações sociais sobre a mulher brasileira em relação ao profissionalismo (contexto laboral), à personalidade e à identidade cultural em Portugal. Assente em uma metodologia qualitativa, o estudo foi baseado nos aportes da teoria das representações sociais e utilizou-se o Teste de Evocação de Palavras (TEVOC) como técnica de coleta de dados. Foram respondidos 145 questionários, que geraram 435 respostas que das quais 146 foram consideradas pouco significativas, por apresentaram menos de 1% da frequencia simples. Os resultados mostraram que, em relação ao profissionalismo, a mulher brasileira no contexto laboral português é considerada apenas como uma migrante simpática e alegre, que aceita exercer trabalho precário. Em relação sua identidade cultural, a mulher brasileira é identificada como turista, uma mulher bonita e atraente. No entanto, no que concerne a imagem negativa, a mulher brasileira é vista como prostituta. Sobre a personalidade foi possível verificar que as mulheres portuguesas apresentam um alto índice de imagem positiva em relação as mulheres brasileiras. Os homens portugueses, ao mesmo tempo que mostram ter uma imagem positiva, mas demonstram imagem negativa. Pode-se concluir que o preconceito ainda é uma constante e que a imagem da mulher brasileira ainda sofre uma hipersexualização, o que cria uma identidade preferencial para um mercado de trabalho precário, prejudicial à sua empregabilidade..
Descrição
Palavras-chave
Representações sociais - Social representations, Mulheres brasileiras - Brazilian women, Género - Gender, Migrantes - Migrants
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