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Título: A Incapacidade Percebida e a Desregulação Emocional como Correlatos da Ansiedade na Idade Avançada: estudo numa amostra de idosos institucionalizados
Autores: Peres, Joana Margarida Marques
Espírito-Santo, Helena (Orientadora)
Palavras-chave: Ansiedade - Anxiety
Idosos - Elderly
Institucionalização - Institutionalization
Incapacidade percebida - Perceived disability
Desregulação emocional - Emotional dysregulation
Data: 2020
Editora: ISMT
Resumo: Objetivos: Este estudo teve como objetivos avaliar a ansiedade, incapacidade percebida e desregulação emocional nos idosos institucionalizados, comparando com idosos da comunidade, e estudar os correlatos da ansiedade no que diz respeito a variáveis sociodemográficas e clínicas, incapacidade percebida e desregulação emocional. Métodos: A amostra foi constituída por 326 pessoas idosas, sendo 209 da comunidade e 117 institucionalizados, com idades compreendidas entre os 60 e 91 anos (M ± DP = 81,80 ± 7,80) e a maioria do sexo feminino (Amostra Global = 63,2%). Os instrumentos centrais deste estudo foram o Geriatric Anxiety Inventory (GAI), o World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS-2) e a Difficulties in Emotion Regulation Scale - 16 items (DERS-16). Resultados: Nos idosos institucionalizados, não houve diferenças estatisticamente significativas das pontuações do GAI pelos sexos, não houve correlação do GAI com o WHODAS-2, nem houve correlações do GAI com os fármacos. Por sua vez, nos idosos da comunidade, houve diferenças estatisticamente significativas entre os sexos, houve correlação do GAI com o WHODAS e com a DERS-16 e verificaram-se correlações estatisticamente significativas com os antidepressivos, antipsicóticos, benzodiazepínicos, bloqueadores beta e outros fármacos. Conclusão: Este estudo mostrou que a ansiedade se correlaciona com a incapacidade percebida e a desregulação emocional, bem como com algumas das variáveis sociodemográficas e clínicas, nos idosos da comunidade. Tais indicadores podem ser úteis para familiares e cuidadores estarem alertas para o caso de os idosos experienciarem sintomatologia ansiosa. Assim, é pertinente um diagnóstico e acompanhamento precoces e adequados, para que assim os idosos possam ter um envelhecimento saudável. / Objective: This study aimed to evaluate the anxiety, perceived disability and emotional dysregulation in institutionalized seniors, compared with community seniors, and evaluate the correlates of anxiety with sociodemographic and clinical variables, perceived disability and emotional dysregulation. Method: The sample consisted of 326 older people, 209 were community seniors, and 117 institutionalized seniors, aged between 60 and 91 years (M ± SD = 81,80 ± 7,80), and the majority was female (Global Sample = 63,2%). The central instruments of this study were the Geriatric Anxiety Inventory (GAI), the World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS-2), and the Difficulties in Emotion Regulation Scale - 16 items (DERS- 16). Results: In institutionalized seniors, there were no statistically significant differences in the scores of GAI by gender, there was no correlation of GAI with WHODAS-2, nor were there correlations of GAI with drugs. In turn, in the seniors of the community, there were statistically significant differences between the sexes, there was a correlation of GAI with WHODAS and DERS-16 and there were statistically significant correlations with antidepressants, antipsychotics, benzodiazepines, beta blockers and other drugs. Conclusion: This study revealed that anxiety correlates with perceived disability and emotional dysregulation, as well as with some of the socio-demographic and clinical variables, in the seniors of the community. Such indicators can be useful for family members and caregivers to be alert if the seniors experience anxious symptoms. Thus, an early and adequate diagnosis and follow-up is pertinent, so that the older people can have a healthy aging.
URI: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1245
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado Psicologia

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