Relação entre Experiências de Bullying na Infância/Adolescência e Personalidade e Sintomatologia Psicopatológica em Adulto

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Data
2022
Autores
Chau, Raquel Cavadas Pereira Vaz
Simões, Sónia (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
Objetivos: O presente estudo tem como principal objetivo compreeender as experiências de bullying na infância e adolescência e a sua relação com o desenvolvimento da personalidade e psicopatologia na vida adulta. O estudo centra-se na investigação dos perfis psicológicos de agressores, vítimas e observadores de bullying e identificar como as experiências de bullying influênciam a vida adulta, tanto no que concerne à personalidade como ao nível da sintomatologia psicopatológica. Métodologia: A avaliação psicológica dos inquiridos foi em retrospetiva, sendo a amostra constituída por 269 indivíduos, dos quais 182 (67,7%) foram do sexo feminino e 87 (32,3%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 82 (M = 32,7; DP = 12,7). Foram aplicados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Questionário Sociodemográfico, Inventário dos Cinco Fatores (NEO-FFI) e Inventário dos Sintomas Psicopatológicos (BSI). Resultados: Identificaram-se correlações positivas entre as experiências de bullying na infância e/ou adolescência e a presença e intensidade dos sintomas psicopatológicos para o grupo das vítimas na vida adulta. Relativamente às diferenças nas dimensões da personalidade, destacamos diferenças estatisticamente significativas, no neuroticismo, conscienciosidade, amabilidade e abertura à experiência. Sendo que a conscienciosidade foi apresentada pelos diferentes papéis de bullying, o neuroticismo pelo grupo das vítimas e dos observadores, e a amabilidade pelos agressores. Conclusão: Os resultados do presente estudo sugerem que as experiências de bullying na infância e/ou adolescência podem ter impacto na vida adulta, tanto na presença de sintomatologia psicopatológica como no desenvolvimento da personalidade, uma vez que se identificaram correlações positivas entre experiências de bullying na infância e/ou adolescência e a presença de sintomas psicopatológicos. / Objectives: The present study is main objective to understand the experiences of bullying in childhood and adolescence and its relationship with the development of personality and psychopathology in adult life. The study focuses on investigating the psychological profiles of bullies, victims and observers of bullying and identifying how bullying experiences influence adult life, both in terms of personality and psychopathological symptomatology. Method: The sample consisted of 269 individuals, 182 (67,7% females and 87 (32,3%) males aged between 19 and 82 (M = 32.7; SD = 12.7). The following data collection instruments were applied: Sociodemographic Questionnaire, Five Factor Inventory (NEO-FFI) and Brief Symptom Inventory (BSI). Results: Positive correlations were identified between childhood and/or adolescence bullying experiences and the presence and intensify of psychopathological symptoms. Regarding the differences in personality dimensions, we highlight statistically significant differences in neuroticism, conscientiousness, agreeableness and openness to experience. We can also conclude that subjects who suffered from bullying in childhood and/or adolescence had higher levels of symptomatology. Conclusion: The results of the present study suggest that bullying experiences in childhood and/ or adolescence can have an impact on adult life, on mental health more specifically, both on personality development and the presence of psychopathological symptoms and their relationship with personality.
Descrição
Palavras-chave
Bullying - Bullying, Personalidade - Personality, Sintomatologia psicopatológica - Psychopathological symptomatology, Infância - Childhood, Adolescência - Adolescence, Vida adulta - Adulthood
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