Um Museu (Re)Mediado: a experiência do Museu Nacional do Rio de Janeiro na plataforma Google Arts and Culture

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Data
2022-06-30
Autores
Alves, Artur de Matos
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Editora
ISMT
Resumo
Este artigo analisa o caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro, destruído por um incêndio em 2018, para o qual um projeto de parceria com a Google possibilitou a criação de uma visita virtual online na plataforma Google Arts and Culture. Em primeiro lugar, o artigo propõe pensar a digitalização do museu como media situado enquanto processo de remediação. Em segundo lugar, este texto questiona criticamente a viabilidade de plataformas digitais privadas como a Google Arts and Culture como sistema de remediação de um património comum. Oferece-se uma crítica à reconstituição virtual, problematizando o solucionismo tecnológico e a economia política das plataformas digitais, em particular quando aplicadas à resolução dos problemas de preservação e divulgação do património cultural. Conclui-se que esta adaptação constitui uma remediação limitada, porquanto acentua a centralidade da plataforma em detrimento da experiência do museu, e se circunscreve à apresentação da imagem do museu, sem permitir a leitura creativa e reinterpretativa que carateriza o media-museu. / This article analyzes the case of the National Museum of Rio de Janeiro, destroyed by fire in 2018, for which a partnership project with Google made it possible to create an online virtual tour on the Google Arts and Culture platform. Firstly, the article proposes to think about the digitization of the museum as situated media as a process of remediation. Second this text critically questions the viability of private digital platforms such as Google Arts and Culture as a remediation system for cultural heritage. We propose a critique of this process of virtual reconstitution questioning technological solutionism and the political economy of digital platforms in the particular instance of its application to solving the problems of preservation and communication of cultural heritage. We argue that this adaptation constitutes a limited instance of remediation as it emphasizes the centrality of the platform, to the detriment of the experience of the museum. It is also limited to the presentation of the museum’s image and does not allow the creative and reinterpretative reading that characterizes the media-museum.
Descrição
Palavras-chave
Museu - Museum, Mídia - Media, Remediação - Remediation, Património cultural - Cultural heritage, Plataformas digitais - Digital platforms, Google Arts and Culture - Google Arts and Culture, Práticas e objetos focais - Focal objects and practices
Citação
Matos Alves, A. (2022). Um Museu (Re)Mediado. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, (42), 48-69. https://doi.org/10.31211/interacoes.n42.2022.a3