Media e sua viabilização pelo mercado: uma reflexão crítica sobre audiências e públicos

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Data
1996
Autores
Barata, Maria João
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Resumo
Este breve artigo dá conta de algumas reflexões sobre a viabilização financeira de media audiovisuais: televisão e rádio. Tem particularmente em vista projectos orientados por valores não mercantis: valores sociais, culturais ou artísticos. Num primeiro momento, questiona-se criticamente o conceito de ‘audiència’. Num segundo momento, sugere-se que os receptores de media sejam encarados, não como um conjunto de indivíduos atomizados e passivos, mas como públicos com capacidade de acção na viabilização dos projectos mediáticos que lhes interessam. Num primeiro momento colocaremos um conjunto de questões com as quais pretendemos reflectir sobre os limites e deficiências do conceito que está na base do sistema de financiamento de rádio e televisão preponderante nos nossos dias. Isto é, questionaremos criticamente o conceito de "audiências". Num segundo momento sugerimos a necessidade de os "receptores" de media serem encarados, não como um conjunto de indivíduos atomizados e passivos, mas como públicos com capacidade de acção na viabilização dos projectos mediáticos que lhes interessem. A questão da viabilização dos projectos é a da viabilização pelo mercado, pelo que não consideraremos a questão dos financiamentos estatais, com a qual seríamos remetidos para outras problemáticas - do papel do Estado em relação à cultura, da definição de serviço público de televisão ou rádio, etc. (ainda que estas problemáticas estejam em relação com as que aqui colocamos).
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Palavras-chave
Mídia - Media, Audiências - Audiences, Público - Public, Marketing - Marketing
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