Publicações Científicas em Sociologia

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    Fashion Consumption Practices of Millennials Women: between fast and slow fashion
    (Universidade Federal de Santa Maria, 2022-12-16) Araújo, Maria Kélvia Ferreira de; Mesquita, Rafael Fernandes de; Matos, Fátima Regina Ney; Sobreira, Michelle do Carmo
    Finalidade: A natureza efêmera da moda fast tem influenciado uma mudança de pensamento de pessoas ao redor do mundo acerca das suas práticas de produção e consumo. Esta mudança de comportamento social vem sendo percebida, pois pessoas questionam a atual maneira de consumir e provocam o que tem sido nomeado de slow fashion. Desta maneira, como se dá a adesão de ‘práticas’ de consumo de moda, tidas como slow fashion por mulheres jovens, grupo etário inserido na classificação millennials? Seria uma transição do fast ao slow? Metodologia: Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e quanto a seu tipo se classifica como exploratória, fazendo uso da entrevista como técnica de coleta de dados. Resultados: Os resultados apontaram um consumo assíduo dentro do grande varejo de fast fashion, decorrente de fatores como preços baixos, comodidade e fácil acesso. Contudo, as entrevistadas apresentaram tendências de posicionamento para o consumo de produtos slow. Originalidade: Conclui-se que o fast fashion, até ao momento, é a prática concreta e hegemônica do consumo de moda, não sendo possível visualizá-la como ex-prática, posto que os três critérios de sua classificação ainda se mantêm conectados. Quanto ao slow, este se encontra num estado de proto-prática, pois são identificados elementos componentes, mas as conexões ainda não foram realizadas. / Purpose: The ephemeral nature of fast fashion has influenced a change in people's thinking around the world about its production and consumption practices. This change in social behavior has been noticed, as people question the current way of consuming and provoke what has been called slow fashion. In this way, how is the adherence to 'practices' of fashion consumption, considered as slow fashion, by young women, an age group inserted in the millennials classification? Would it be a transition from fast to slow Design/methodology/approach: This research has a qualitative approach, and its type is classified as exploratory, making use of the interview as a data collection technique. Findings: The results showed a steady consumption within the large retail of fast fashion due to low prices, convenience, and easy access. However, the interviewees showed trends in positioning for the consumption of slow products. Originality/value: It is concluded that fast fashion, until nowadays, is the concrete and hegemonic practice of fashion consumption, and it is not possible to view it as an ex-practice, since the three criteria of its classification still remain connected. As for slow fasion, this is in a proto-practice state, as component elements are identified, but connections have not yet been made.
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    Preconceito dos Estudantes Universitários em Relação à Deficiência: um estudo exploratório
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2023-05-19) Pousada, Thais; Nogueira, Marta; Garabal-Barbeira, Jessica; Sousa, Célia
    Contexto: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um importante desafio social e académico. O preconceito em relação às pessoas com deficiência pode representar uma barreira significativa para a sua integração e sucesso académico, tornando essencial o entendimento dos fatores entre os estudantes universitários. Objetivo: Este estudo descritivo e transversal teve como foco principal o preconceito em relação à deficiência e visou (1) investigar a presença de preconceito e atitudes entre estudantes universitários face à deficiência; (2) averiguar se os preconceitos e atitudes são influenciados por fatores demográficos, académicos ou pelo contacto prévio com pessoas com deficiência; e (3) explorar a relação entre o preconceito e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Métodos: A amostra incluiu 104 estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Utilizou-se um questionário sobre preconceito e duas escalas sobre atitudes em relação à deficiência. Resultados: Os dados sugerem um baixo preconceito face à deficiência, com atitudes favoráveis em relação à deficiência intelectual. Não se verificou relação entre preconceito e sexo, idade, ou nível de estudos. Contudo, não foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre o preconceito geral e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Uma relação significativa foi encontrada entre o nível socioeconómico e o preconceito. Conclusões: Estes achados podem ser fundamentais para informar futuras intervenções e políticas inclusivas destinadas a promover um ambiente de ensino superior mais inclusivo e recetivo. / Background: The inclusion of people with disabilities in higher education is a significant social and academic challenge. Prejudice towards people with disabilities can pose a substantial barrier to their integration and academic success, making it essential to understand the factors among university students. Objective: This descriptive and cross-sectional study primarily focused on prejudice towards disability and aimed to (1) investigate the presence of prejudice and attitudes among university students towards disability; (2) ascertain whether prejudices and attitudes are influenced by demographic, academic factors, or previous contact with people with disabilities; and (3) explore the relationship between prejudice and specific attitudes towards intellectual disability. Methods: The sample included 104 students from the School of Education and Social Sciences at the Polytechnic Institute of Leiria. A questionnaire on prejudice and two scales on attitudes toward disability were used. Results: The data suggest low prejudice towards disability, with favorable attitudes towards intellectual disability. No relationship was found between prejudice and sex, age, or level of studies. However, no statistically significant relationship was found between general prejudice and specific attitudes toward intellectual disability. A significant relationship was found between socioeconomic status and prejudice. Conclusions: These findings can be fundamental in informing future interventions and inclusive policies aimed at promoting a more inclusive and receptive higher education environment.
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    As Perceções dos Adultos Mais Velhos no Cenário Pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-03-17) Carmo, António; Brás, José; Gonçalves, Maria Neves; Ramilo, Maria Teresa; Silvestre, Paulo
    Contexto e Objetivo: O contexto pandémico da Covid-19 desencadeou o surgimento de outras perceções das relações humanas, sociais e económicas. Os efeitos da Covid-19 foram sentidos em várias partes do mundo, sendo a população mais velha uma das mais afetadas por ser mais frágil e vulnerável. O isolamento social dos adultos mais velhos esteve ligado ao sentimento de solidão decorrente do confinamento que diminuiu o contacto social. Dentro dessa estrutura, formulámos a seguinte questão de pesquisa: de que modo o contexto da Covid-19 moldou as perceções pós-pandemia dos adultos mais velhos sobre a sua qualidade de vida? Nesse sentido, os objetivos do presente estudo foram os seguintes: 1) Analisar as perceções dos maiores de 55 anos relativamente ao impacto da situação pandémica e os seus efeitos no período pós-Covid-19; 2) Identificar o impacto da Covid-19 no Pensamento crítico nos maiores de 55 anos; 3) Interpretar como os maiores de 55 anos se projetaram no futuro (pós-pandemia). Método: Construção, validação e aplicação de um questionário via online a 167 indivíduos maiores de 55 anos entre 15/09/2020 a 10/02/2021. Foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo e análises estatísticas. Resultados: As respostas, independentemente da idade, sexo e formação académica, valorizaram a saúde, questões financeiras e relações sociais. O Pensamento crítico surgiu na consciência e na reflexão crítica sobre como viver o dia a dia e fazer melhor uso das tecnologias. Conclusão: Este estudo remete-nos para a necessidade de construir defesas psicológicas, culturais e espirituais que entendemos como formas de resiliência. Ou seja, construir uma cultura de responsabilidade e de uma ética de vida, sensível às necessidades de cada um e da comunidade. O Pensamento crítico ajuda a superar as dificuldades e a melhorar a qualidade de vida. / Backgroundand Aim: The pandemic context of Covid-19 aroused the emergence of other perceptions of human, social and economic relations. The Covid-19 effects were felt in several parts of the world, with the older adults’ population being one of the most affected as they are more fragile and vulnerable. The social isolation of older adults was linked to feelings of loneliness due to the confinement that affected the decrease in social contact. Within this framework, we formulated the following research question: In which way the Covid-19 context was able to shape older adults’ post-pandemic perceptions of their quality of life? In this regard, the present study's objectives were as follows: 1) To analyze the perceptions of the over-55s regarding the impact of the pandemic situation and its effects in the post-Covid-19 period. 2) To identify the impact of Covid-19 on Critical thinking in the over 55s; 3) To interpret how the over-55s project themselves into the future (post-pandemic). Method: Construction, validation, and application of an online questionnaire to 167 individuals aged 55 years or older between 15/09/2020 and 10/02/2021. Content analysis techniques and statistical analysis were used. Results: The results showed that the replies, regardless of age, gender, and academic background, valued health, financial issues, and social relationships. Critical thinking rose in awareness and critical reflection on how to live day to day and use of technologies better. Conclusion: This study points us to the need to build psychological, cultural, and spiritual defenses that we understand as resilience forms. I.e., building a culture of responsibility and ethic of life, sensitive to the needs of each person and the community. Critical thinking helps to overcome difficulties and to improve the quality of life.
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    Perfil das Adolescentes Grávidas Atendidas no Centro de Saúde Materno-Infantil da Mineira (Huambo, Angola)
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-05-05) Chitumba, Hermenegildo Osvaldo; Nungulo, Victor Nhime; Kahuli, Cezaltina Nanduva
    Objetivo: A pesquisa objetivou descrever o perfil das adolescentes grávidas atendidas no Centro de Saúde Materno-Infantil da Mineira (Huambo, Angola). Métodos: Tratou-se de um estudo do tipo descritivo, tendo os dados sido submetidos a uma análise univariada. Foram inquiridas, de forma aleatória, 170 adolescentes grávidas, entre os 14 e 19 anos, em um dos maiores centros de atendimento materno-infantil da cidade do Huambo em Angola, durante o período de julho a dezembro de 2019. Resultados: A idade média das adolescentes foi de 17,53 (DP = 1,28) anos de idade, a maioria era solteira (85,0%), havia concluído o primeiro ciclo do ensino primário (59,0%), não trabalhava (92,4%), vivia (50,6%) e cresceu (56,5%) com os pais, tendo o catolicismo como confissão religiosa (47,1%). Os dados obstétricos deram conta de que a maioria das adolescentes era nulípara (84,1%), não tinha tido complicações decorrentes do parto (84,7%), nem aborto anterior (91,2%). A maioria das adolescentes teve a primeira relação sexual entre os 16–19 anos de idade (68,2%), com o namorado (77,1%) e consentida (91,2%). A maior parte dos parceiros tinha entre 20 a 22 anos de idade (47,0%), trabalhava (57,0%) e assumiu a paternidade (89,0%). Conclusão: Os resultados indiciaram a presença de múltiplos fatores que poderão influir na gravidez na adolescência e mostram haver a necessidade de repensar de forma profunda as políticas públicas de saúde sobre a adolescência. / Aim: The research aimed to describe the profile of pregnant adolescents assisted at the Mineira Maternal and Child Health Center (Huambo, Angola). Method: This was a descriptive study, where the data was submitted to a univariate analysis. A total of 170 pregnant adolescents between14 and 19 years old were randomly surveyed in one of the largest maternal and child care centres in Huambo, in Angola, from July to December 2019. Results: The average age of the adolescents was 17.53 years old (SD= 1.28); most were single (85%), had completed the first cycle of primary education (59.0%), did not work (92.4%), lived (50.6%) and grew up (56.5%) with their parents, with the majority having the Catholicism as their religious confession (47.1%). The obstetric data reported that most of the adolescents were nulliparous (84.1%), had had no complications from childbirth (84.7%), and had no previous abortion (91.2%). The majority of the adolescents had their first sexual intercourse between 16–19 years (68.2%) with their boyfriend (77.1%), and it was consensual (91.2%). The majority of the partners were aged between 20–22 years, were working (57.0%) and had assumed paternity (89.0%). Conclusion: The results indicated the presence of multiple factors that may influence adolescent pregnancy and showed a need for a profound rethinking of public health policies regarding adolescence.
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    Competência Emocional dos Profissionais de Saúde num Contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários: estudo de abordagem qualitativa com recurso a tecnologias online
    (Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga, 2022-05-27) Pereira, Rui; Martins, Silvana; Gomes, Lisa; Cainé, João; Macedo, Ana Paula
    Contexto e Objetivo: A complexidade associada aos cuidados de saúde exige que os profissionais mobilizem diferentes tipos de competências. Dentro destas, a competência emocional assume-se como um fator de proteção em situações de elevado stress laboral. Adicionalmente, este tipo de competência encontra-se positivamente associada a outras como a empatia, a resiliência, o suporte social, a satisfação laboral e o cuidar, que constituem elementos essenciais no desempenho profissional dos profissionais de saúde. Assim, este estudo procurou compreender a competência emocional e o seu papel na gestão de situações complexas, na adaptação ao contexto de trabalho e no cuidado à pessoa com doença coronária. Método: O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico-metodológico o estudo de caso explicativo. Participaram cinco profissionais de saúde (4 enfermeiros e um médico) de uma unidade de cuidados coronários de um hospital da região norte de Portugal. Para a recolha de dados optou-se pela realização de um focus group, em fevereiro de 2021. Os resultados foram analisados tendo em consideração os pressupostos de análise de dados qualitativos propostos por Bardin. Resultados: As narrativas destes profissionais deixaram transparecer a complexidade da tarefa laboral, as emoções com que preenchem a jornada de trabalho e o seu papel em momentos cruciais de tomada de decisão. Todos os participantes referiram a necessidade de se desenvolverem iniciativas que promovam o desenvolvimento de diferentes tipos de competências. Conclusão: Este estudo possibilitou aceder a vivências dos profissionais de saúde numa época de grandes desafios devido à pandemia. As narrativas partilhadas possibilitaram a identificação de áreas de maior vulnerabilidade e fragilidade que caracterizam o contexto profissional onde estes participantes atuam. / Background and Aim: The complexity of health care requires professionals to mobilize different skills. Within these, emotional competence is a protective factor in situations of high work stress. Additionally, this type of competence is positively associated with abilities such as empathy, resilience, social support, job satisfaction, and caring, which are essential elements in the professional performance of health professionals. Therefore, this study aimed to understand emotional competence and its role in the management of complex situations, in the adaptation to the work context, and in the care of a person with coronary artery disease. Method: The study follows a qualitative approach, following a theoretical-methodological referential of a descriptive case study. Five health professionals (4 nurses and one physician) from a coronary care unit of a hospital in the northern region of Portugal participated. A focus group was used for data collection, and it was realized in February 2021. The results were analyzed considering the assumptions of the qualitative data analysis proposed by Bardin. Results: The narratives of these professionals conveyed the complexity of the work task, the emotions with which they fill the workday, and their role in crucial moments of decision making. All participants mentioned the need to develop initiatives that promote the development of different types of skills. Conclusions: This study allowed accessing the experiences of health professionals at a time of great challenges due to the pandemic. The shared narratives identified areas of greater vulnerability and fragility that characterize the professional context where these participants work.