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Título: Motivação para a Formação em Adultos: validação cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
Autores: Salgueiro, Eulália Maria Ferreira
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
Palavras-chave: Motivação - Motivation
Educação e formação de adultos - Education and training for adults
Data: 2013
Editora: ISMT
Resumo: Introdução: O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito da educação e formação de adultos, pretende avaliar a natureza dos motivos que levam os adultos a frequentar cursos de educação e formação. Os objetivos desta investigação foram traduzir e validar para o contexto cultural português o “questionnaire sur l`inscription en formation” (Carré, 2001), identificar qual a dimensão da motivação mais prevalente e relacionar a motivação com a idade e sexo em adultos que frequentam os cursos de Formação Profissional. Metodologia: Para a concretização dos objetivos recorreu-se a uma amostra de 171 adultos a quem foi aplicado o referido instrumento e questões que avaliavam os dados socioprofissionais e académicos. Resultados: A amostra deste estudo é constituída por 171 formandos/as, dos quais 129(75,4%) do sexo feminino e 74 (43,3%) estão à procura de emprego. O instrumento de motivação ficou constituído por 39 dos 40 itens iniciais e por 10 subescalas. Os valores de alfa de Cronbach oscilam entre 0,601 (socioefetivo) e 0,729 (motivo: económico). Verificou-se a partir da análise efetuada que se destacam os fatores extrínsecos na motivação para a formação de adultos. Entre eles o motivo prescrito, o motivo económico e o motivo operacional pessoal. Conclusão: Apesar destas características psicométricas este instrumento poderá servir como uma ferramenta de autodiagnóstico, contribuindo para o desenvolvimento de formações bem como elemento de diagnóstico externo. / Introduction: This research work developed within the education and training of adults, to evaluate the nature of why the adults attending courses of education and training. The objectives of this study were to translate and validate to the portuguese cultural context the "questionnaire sur l`inscription en formation" (Carré, 2001), which identify the size of the most prevalent motivation and motivation relate to age and sex in adults who attend training courses. Methodology: To achieve the objectives we used a sample of 171 adults who were used that instrument and questions that assessed socio-professional and academic data. Results: The sample consists of 171 trainees / the, of which 129 (75.4 %) females and 74 (43.3 %) are seeking employment. The motivating instrument was composed of 39 of the initial 40 items and 10 subscales. The Cronbach's alpha values range from 0.601 (socioefetivo) and 0.729 (motive: economic). It was found from the analysis performed highlighting the extrinsic motivation for adult education. Among them the reason prescribed, the motive economic and operating personnel. Conclusion: Despite these psychometric instrument that can serve as a tool for selfdiagnosis, contributing to the development of training as well as an external diagnosis.
URI: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378
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