A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA SONANGOÇÃO E O SEU IMPACTO NA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS SEUS TRABALHADORES

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Data
2013
Autores
Vieira, António Francisco Nolica; Almeida, Vasco (Orientador)
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Editora
ISMT
Resumo
Ao longo do tempo, foram realizados debates sobre as responsabilidades sociais que as empresas devem assumir. Por ser uma temática atual e pertinente, o objetivo principal deste estudo visa analisar o nível de satisfação e motivação dos trabalhadores da empresa Sonangol em Angola, relativamente ao projeto habitacional da respetiva empresa na cidade do Lobito. No presente estudo, utilizou-se uma metodologia de investigação quantitativa, visto que a pesquisa se centra na análise de fatos e fenómenos observáveis e na medição ou avaliação de variáveis comportamentais ou sócio/afetivas passíveis de serem medidas ou relacionadas. Assim, esta investigação baseia-se num paradigma exploratório de natureza empirista, sendo correlacional, na medida em que procura explicar determinados conceitos, através da análise de relações entre as variáveis. Foi utilizada amostragem probabilística simples, onde qualquer funcionário da empresa teve a oportunidade de participar na investigação através do questionário. Com esta investigação, pretendemos encontrar resultados sobre o impacto da prática de responsabilidade social na motivação e satisfação dos trabalhadores. Concluímos, que através desta prática, o trabalhador estará motivado em relação às suas funções na empresa, dando respostas eficazes e eficientes nas suas atividades profissionais. / Over the time, discussions have been held about the social responsibilities that companies should undertake. Because it is a contemporary and relevant topic, the main purpose of this study is to analyze the level of satisfaction and motivation of the employees of the Sonangol, in Angola Lobito, relatively to the housing project of this company. We used a quantitative research methodology, since the research centers in the analysis of phenomena and observable facts, such as the measurement and evaluation of behavioral or socio affective variables that can be measured or related. This research is based in an empiricist nature exploratory paradigm, being correlated as it seeks to explain certain concepts through the relations among variables. It was made using simple probabilistic samples in which any of the employees had the opportunity to participate in this investigation through the questionnaire. With this research, we expect to find the results on the impact of the social responsibility practice and its influence in motivation and satisfaction at work. We conclude that with this practice the employee is motivated in his function, giving an effective and efficient response in his professional activities.
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Palavras-chave
Responsabilidade social - Social responsibility, Motivação nos trabalhadores - Motivation in employees, Sonangol E.P. - Sonangol E.P.
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