Problemas de Comportamento: o papel das memórias emocionais negativas, os medos da compaixão e a relação com os pares

A carregar...
Miniatura
Data
2015
Autores
Mendes, Joana Isabel Matos
Cunha, Marina (Orientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades de comportamento dos jovens, analisando a sua relação com as memórias emocionais negativas, o medo da compaixão e a qualidade da vinculação aos pares. A amostra é composta por 178 adolescentes, 95 do sexo masculino e 83 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário do ensino regular. Os participantes completaram um conjunto de questionários de autorresposta, nomeadamente a Escala da Experiências de Vida Precoces (Early Life Experiences Scale - ELES), as Escalas do Medo da Compaixão (Fears of Compassion Scales - FCS), o Questionário de Vinculação para Crianças (Attachment Questionnaire for Children - AQ-C) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strengths and Difficulties Questionnaire – SDQ). Os resultados obtidos no SDQ revelaram diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas, manifestando as raparigas mais dificuldades. As dificuldades de comportamento avaliadas pelo SDQTotal mostraram uma associação positiva com as memórias de ameaça e de subordinação de infância, e com os medos da compaixão. Por ultimo, os adolescentes com uma vinculação segura aos pares revelaram menos memórias negativas precoces, menos dificuldades de comportamento, menos medo de receber e dar compaixão, bem como menos medo de serem compassivos consigo mesmos, comparativamente aos adolescentes que percecionam uma qualidade de vinculação insegura (evitante e ansiosa/ambivalente). Reconhecendo que os problemas de comportamento são multideterminados, este estudo aponta para o eventual papel das memórias negativas, dos medos da compaixão e da qualidade da vinculação aos pares na manifestação das referidas dificuldades. Os resultados encontrados têm implicações práticas ao sugerirem que os programas de promoção do ajustamento psicológico com jovens poderão beneficiar da inclusão de módulos onde sejam trabalhados as experiências emocionais precoces, a qualidade da relação com os pares e os medos associados à compaixão. / This study aims to examine behavioral difficulties of young people, analyzing their relationship with the negative emotional memories, fear of compassion and the quality of connection in pairs. The sample consists of 178 adolescents, 95 boys and 83 girls, aged between 12 and 18 years attending the 3rd cycle of basic education and secondary education. Participants completed a set of self-response questionnaires, namely the scale of Early Life Experiences (Early Life Experiences Scale - THEY), the Compassion Fear Scales (Fears of Compassion Scales - FCS), the Attachment Questionnaire for Children (Attachment Questionnaire for Children - AQ-C) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ). The results obtained in SDQ revealed statistically significant differences between boys and girls, showing girls more difficulties. The behavioral difficulties measured at SDQTotal showed a positive association with the threat of memories and childhood subordination, and the fears of compassion. Finally, adolescents with a secure attachment in pairs revealed less early negative memories, fewer behavioral difficulties, less fear of receiving and compassion, and less fear of being compassionate with themselves, compared to teenagers who preceived an unsafe link quality (avoidant and anxious / ambivalent). Recognizing that behavioral problems are multidetermined, this study points to the potential role of negative memories, fears of compassion and link quality in pairs in the manifestation of these difficulties. The results have practical implications by suggesting that the promotion programs of psychological adjustment with young people can benefit from the inclusion of modules where early emotional experiences are worked, the quality of relationships with peers and fears associated with compassion.
Descrição
Palavras-chave
Problemas de comportamento - Behavioral problems, Memórias emocionais negativas - Negative emotional memories, Medo da compaixão - Fear of compassion, Vinculação com os pares - Linking with peers
Citação