A Formação dos Colaboradores no Setor Financeiro Angolano: estudo de caso num banco angolano

A carregar...
Miniatura
Data
2018
Autores
Chivunda, Nádia Elisa Cristóvão
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
O objetivo deste trabalho foi, através do estudo de caso do banco nacional de maior peso na economia angolana, e cujas práticas são maioritariamente seguidas pelos bancos menores, e por isso de alguma forma aceite como representativo do setor financeiro nacional; conhecer a composição dos recursos humanos do setor financeiro angolano, e a sua perceção sobre os programas de formação oferecidos pela banca, e em que medida essa formação oferecida contribui para a eficiência do desempenho na organização. Assim, foi feita uma avaliação baseada em indicadores de desempenho organizacional, procurando perceber até que ponto é que a formação recebida, pode contribuir para as melhores práticas de gestão de recursos humanos que promovem um bom desempenho organizacional do setor financeiro angolano. Em termos metodológicos, a investigação foi de caráter exploratório e descritivo tendo uma natureza quantitativa. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se o preenchimento de inquéritos online, cujas respostas foram posteriormente tratadas através de 2 plataformas informáticas, um software de tratamento estatístico de dados, JASP e a aplicação Microsoft Excel. Por fim, concluiu-se que a formação no setor bancário angolano é uma prática estabelecida e aceite como veículo de uma performance com vista à excelência, logo, bem, recebida por todos. / The objective of this work was, through the case study of the national bank of greater weight in the Angolan economy, and whose practices are mostly followed by smaller banks, and therefore somehow accepted as representative of the national financial sector; to characterize the composition of the human resources of the Angolan financial sector in general terms, as well as the role of the training provided by the bank and how these effects are felt by the beneficiaries of this training, the Bank's employees and managers. An evaluation based on organizational performance indicators was carried out, trying to understand the extent to which the training received, can contribute to the best human resources management practices that promote a good organizational performance of the Angolan financial sector. In methodological terms, the research was exploratory and descriptive, having a qualitative nature. As a data collection technique, the online questionnaire was filled in, whose answers were later processed through 2 computer platforms, a statistical data processing software, JASP and the Microsoft Excel application. Finally, conclusions were drawn regarding the case study that, training in the Angolan banking sector is an established practice and commonly accepted as a vehicle for a performance with a view to excellence, well received by all.
Descrição
Palavras-chave
Sector financeiro - Financial sector, Recursos humanos - Human resources, Formação - Training, Colaboradores e gestores - Employees and managers, Desempenho organizacional - Organizational performance
Citação