Conhecimento Emocional e Perturbação do Espetro do Autismo: um estudo exploratório com crianças em idade escolar
A carregar...
Ficheiros
Data
2011
Autores
Lemos, Rita Maria Morgado
Macedo, Esmeralda (Orientadora)
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
Introdução: Vários estudos associam a Pertubação do Espetro do Autismo a um défice
no processamento social e informação emocional, na reações às emoções dos outros e
reconhecimento emocional. O presente estudo, de cariz exploratório, pretende analisar a
relação entre o conhecimento emocional e esta perturbação em crianças em idade
escolar, não se limitanto à identificação das emoções do outro através da visualização de
fotografias, mas também através de apresentação de vinhetas com contextos situacionais
e comportamentais. Metodologia: A amostra inclui 40 crianças entre os 6 e os 14 anos:
20 com PEA (média de idade, M = 9,8; desvio padrão, DP = 2,48), 20 sem PEA (média
de idade, M = 10,3; desvio padrão, DP = 2,43). Foi aplicada a Escala de Avaliação do
Conhecimento Emocional (EACE), traduzida e adaptada à população portuguesa por
Alves (2006) do original Assessment of Children’s Emotion Skills (ACES; Schultz,
Izard & Bear, 2002), através da qual obtemos a Perceção Emocional Correta (PEC).
Resultados: As crianças com PEA pontuam mais baixo (PEC = 27,9; desvio padrão;
DP = 3,9), do que as crianças sem PEA (PEC = 33,6; desvio padrão; DP = 2,2). A
análise por sub-escalas verifica que as crianças com PEA pontuam mais baixo quando
são dadas as vinhetas com contextos situacionais ou comportamentais do que na
identificação da emoção utilizando fotografias. Não há evolução no valor de PEC
consoante a idade das crianças com PEA. Existem diferenças significativas na média de
acertos em todos os sentimentos identificáveis entre as crianças com PEA e sem PEA.
Conclusão: O conhecimento emocional contribui para o ajuste psicossocial da criança,
sendo necessário a aplicação de programas de ensino de competências sociais e
emocionais às crianças com Pertubação do Espetro do Autismo.
Descrição
Palavras-chave
Perturbação de Espetro do Austimo; Escala do Conhecimento