Ansiedade Social no Contexto: a influência das experiências de bullying, dos estilos de coping e das estratégias de regulação emocional
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Data
2009
Autores
Azenha, Ana Raquel Ferreira
Cunha, Marina (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir para o enriquecimento do conhecimento da ansiedade
social em adultos. Neste sentido, procurou-se investigar a influência e a relação existente
entre as vivências de experiências de bullying, os estilos de coping e as estratégias de
regulação emocional utilizadas pelos indivíduos, assim como a aceitação das experiências
vividas pelos mesmos, com a ansiedade social. Foi também nossa intenção averiguar de que
forma os indivíduos com ansiedade social alta se distinguem dos indivíduos com ansiedade
social baixa. O nosso trabalho permitiu, também, apurar quais as variáveis com maior valor
preditivo de ansiedade social.
A amostra foi constituída por 283 estudantes do ensino superior (55 homens, 228 mulheres),
com uma média de idades de 22.95 anos (DP=5.72). Os resultados obtidos mostram que a
ansiedade social (avaliada pela EAESDIS) se correlaciona positivamente com o estilo de
coping negativo (evitamento), com as experiências de bullying e com a estratégia
disfuncional de auto-regulação referente à atenção. Por sua vez, está associada de forma
negativa aos estilos de coping adaptativos (emocional e racional), às estratégias adequadas de
auto-regulação, como a clareza, reparação e aceitação. A comparação entre os dois grupos de
ansiedade social mostra que os indivíduos classificados com ansiedade social elevada se
diferenciam dos indivíduos com ansiedade social baixa em todas as variáveis estudadas. Já
quanto ao conjunto de variáveis que melhor prediz a ansiedade social, foram os estilos de
coping que revelaram valores mais elevados, sugerindo, assim, desempenhar um papel
importante na compreensão e na predição da ansiedade social.
Não obstante o carácter exploratório e as limitações deste estudo, os resultados encontrados
poderão dar um contributo para o conhecimento da ansiedade social, com implicações ao
nível da avaliação e intervenção clínica.
Descrição
Palavras-chave
ansiedade social, bullying, coping, regulação emocional, aceitação