-
Utilize este identificador para referenciar este registo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/209
Título: Alterações das Funções Cognitivas em Indivíduos com Diabetes Mellitus Tipo 2: Comparação de homens e mulheres com mais de 50 anos de idade
Autores: Pires, Maria José Sant’Ana Gonçalves
Espirito-Santo, Helena (Orientadora)
Palavras-chave: Diabetes Mellitus Tipo 2, funções cognitivas, depressão, Bateria de Lisboa para a Avaliação de Demências (BLAD)
Data: 2009
Editora: ISMT
Resumo: Os pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM-2) apresentam grande probabilidade de alteração nas funções cognitivas, particularmente a partir dos 50 anos de idade. A presente investigação teve como objectivo estudar as alterações das funções cognitivas em sujeitos com DM-2 e investigar se existiam diferenças entre os sexos. Quisemos ainda confirmar se a depressão contribuía para os resultados obtidos. Avaliámos as funções cognitivas numa amostra de 54 sujeitos com DM-2 com controlo farmacológico irregular, através da Bateria de Lisboa para a Avaliação de Demências (BLAD) e avaliámos os sintomas depressivos através do Inventário Depressivo de Beck (BDI). Verificamos que na maioria das subescalas os doentes apresentam défice cognitivo. Em algumas subescalas, as mulheres apresentavam mais défice cognitivo do que os homens. A depressão é um factor preditivo de défice cognitivo nos doentes com DM-2. Conclui-se deste estudo que os doentes com DM-2 com tratamento farmacológico irregular, em particular as mulheres, são doentes com risco de desenvolvimento de défice cognitivo. Sugere-se no futuro que os doentes diabéticos sejam acompanhados psicologicamente, quer no sentido da educação da doença, quer no sentido de avaliação e tratamento da depressão, quer ainda no sentido da reabilitação dos doentes em que o défice cognitivo já esteja presente.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/209
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado Psicologia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Maria Jose Pires.pdf11.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.