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Título: Dificuldades Instrumentais e Perturbações do Comportamento no Período de Latência
Autores: Dias, João Pedro
Farate, Carlos (Orientador)
Palavras-chave: Dificuldades instrumentais - Instrumental difficulties
Alterações da conduta escolar - School behavior changes
Escola Primária - Primary School
Período de latência - Latency period
Data: 2015
Editora: ISMT
Resumo: As dificuldades instrumentais, algumas vezes associadas a alterações da conduta escolar, são uma das causas significativas de insucesso escolar na infância. Este estudo tem como objetivo identificar as caraterísticas psicológicas de um grupo de alunos do ciclo básico orientados para avaliação escolar por apresentarem dificuldades instrumentais, particularmente da leitura e da escrita. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo exploratório comparativo de dois grupos de alunos (um grupo de alunos com dificuldades instrumentais e outro com alterações da conduta escolar) orientados pelos respectivos professores para avaliação pelos serviços de psicologia e orientação de uma instituição de ensino básico-unificado de Coimbra. Os dados que servem de base à investigação foram recolhidos durante a avaliação psicológica e psicodiagnóstica dos alunos em estudo: anamnese, teste projectivo do Desenho da Família e WISC-III. Os resultados obtidos são divergentes inter-grupos. Na avaliação feita com a WISC-III, a subamostra das dificuldades instrumentais apresenta Q.I’s mais baixos comparativamente à subamostra das perturbações do comportamento. Do mesmo modo, e no que toca ao teste projectivo do Desenho da Família, estas crianças apresentam menor destreza e maior inibição, ao passo que a subamostra das perturbações de comportamento apresenta maior extroversão e impulsividade. As diferenças identificadas em tão pequena amostra permitem-nos concluir que uma avaliação psicodiagnóstica eficaz em contexto escolar das crianças com dificuldades instrumentais ou sociais deverá ser empreendida a fim de melhorar os resultados escolares e o desenvolvimento destas crianças. / The instrumental difficulties sometimes associated with changes in school management, are one of the significant causes of school failure in childhood. This study aims to identify the psychological characteristics of a group of students of the basic cycle oriented school evaluation by presenting instrumental difficulties, particularly in reading and writing. From a methodological point of view it is a comparative exploratory study of two groups of students (a group of students with instrumental difficulties and another with changes in the school conduct) guided by their teachers for evaluation by the psychology and guidance services of an institution basic-unified teaching Coimbra. The data underpinning the research were collected during the psychological evaluation and Psycodiagnostic of students in the study: history, projective test design Family and WISC-III. The results obtained are different between groups. In the evaluation done with the WISC-III, the sub-sample of instrumental difficulties are lower IQ compared to the subsample of behavioral disorders. Similarly, and as regards the projective pattern drawing family, these children have less dexterity and greater inhibition, whereas the subsample of behavioral disturbances, is more extroversion and impulsivity. These differences identified in such a little sample allows us to conclude that a sound psychodiagnostic assessment in school setting of the schoolchildren presenting with instrumental or social troubles should be ideally performed in order to ameliorate the educational and developmental outcome of these children.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/490
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