A Importância das Histórias Infantis na Educação Pré-Escolar e no Desenvolvimento Emocional e Social em Crianças: Estudo Piloto e Análise Exploratória em Crianças dos 4 aos 6 anos
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Ficheiros
Data
2015
Autores
Costa, Marta Lacerda Nascimento
Arriaga, Sofia (Orientadora)
Gaspar, Maria Filomena (Co-Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
A literatura refere que a educação na primeira infância baseada em histórias infantis surge
como um agente importante, que atua na promoção do desenvolvimento psicossocial das
crianças, ajudando-as a desenvolverem as suas competências sociais e emocionais. Dada a
relevância do tema, o objetivo principal deste estudo é a compreensão do desenvolvimento
emocional e social de crianças em idade pré-escolar, analisando se uma intervenção baseada
em histórias emocionais contribui para o aumento do autoconceito e reconhecimento de
emoções por crianças de idade pré-escolar.
A amostra deste estudo é constituída por 173 crianças, 93 rapazes e 80 raparigas, com idades
compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Esta investigação está integrada no âmbito do Programa
Gerações e os dados foram recolhidos em jardins-de-infância da rede pública e um da rede
privada. Utilizaram-se histórias infantis, a Escala de Autoperceção de Competência e Aceitação
Social para Crianças (EAPCASC) e a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional
(EACE).
Os resultados principais indicam que a competência cognitiva é mais percecionada pelas
crianças, que também reconhecem mais facilmente a emoção contente. No que respeita à
emoção normal são os rapazes que a reconhecem com mais frequência, enquanto a emoção
assustada é mais reconhecida pelas crianças mais velhas. A perceção de aceitação pelos pares
apresenta uma correlação positiva com a emoção contente, bem como uma correlação negativa
com a emoção zangada. Existe igualmente uma associação positiva entre a emoção triste e a
emoção contente, uma correlação negativa entre a emoção triste e a emoção zangada, e
igualmente uma correlação negativa entre a emoção triste e a emoção normal.
Verifica-se que em nenhuma das emoções houve uma interação significativa entre o grupo (ter
ou não intervenção) e o tempo (entre o pré-teste e o pós-teste), o que significa que a intervenção
efetuada com o Programa Gerações não provocou mudanças significativas, quando comparada
à não intervenção, na capacidade de reconhecimento emocional das crianças. Todavia,
acredita-se que se deve valorizar a intervenção precoce nas crianças e suas famílias,
nomeadamente através das histórias infantis, de forma a melhorar a saúde e reduzir
comportamentos de risco. / The literature refers that education in infancy based on children's stories arises as an important
agent, that acts to promote the psychosocial development of children, helping them to develop
their social and emotional skills. Given the relevance of the theme, the principal objective of
this study is to understand the emotional and social development of children of preschool age,
analyzing whether an intervention based on emotional stories contributes to the rise in selfconcept
and emotion recognition by children preschool.
The sample this study is constituted of 173 children, 93 boys and 80 girls, aged between 4 and
6 years. This investigation is integrated within the Generations Program and the data were
collected in gardens-of-childhood the public network and the private network. They used
children's stories, The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for
Young Children (EAPCASC) and the Scale of Emotional Knowledge (EACE).
The main results indicate that cognitive competence is more perceived by the children, who
also recognize more easily the happy emotion. With regard to normal emotion are the boys that
recognize more frequently, while the scared emotion is more recognized by older children. The
perception of peer acceptance have a positive correlation with happy emotion, as well as a
negative correlation with the angry emotion. There is also a positive association between sad
emotion and happy emotion, a negative correlation between the sad emotion and angry
emotion, and also a negative correlation between the sad emotion and normal emotion.
It is verified that none of emotions there was a significant interaction between group (have or
not intervention) and time (between pre-test and post-test), which means the intervention
performed with the Generation Program caused no significant changes, compared to no
intervention, in emotional recognition capacity of children. However, it is believed that one
should value the early intervention in children and their families, namely through children's
stories, of the form to improve health and reduce risk behaviors.
Descrição
Palavras-chave
Educação pré-escolar - Preschool education, Histórias infantis - Children's stories, Desenvolvimento emocional e social - Emotional and social development, Crianças - Children