Indicadores de Resiliência em Adolescentes Institucionalizados: o papel da vinculação aos pares, aos professores e aos funcionários da instituição
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Data
2015
Autores
Inácio, Sandra Margarete de Carvalho
Farate, Carlos (Orientador)
Título da revista
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Editora
ISMT
Resumo
Ser resiliente implica ser capaz de adaptar positivamente a contextos de grande adversidade.
Esta capacidade depende de múltiplos fatores (individuais, relacionais e contextuais) cuja
mobilização se encontra dificultada entre os adolescentes cujo desenvolvimento ficou
comprometido pela experiência de maus-tratos. Quando protegidos pelo acolhimento
institucional, é nos pares, nos professores e nos funcionários da instituição que estes
adolescentes encontram o cuidado, o suporte e o encorajamento de que necessitam, e que
tanto pesa sobre o seu bem-estar. Foi, assim, objetivo deste estudo examinar o papel que a
qualidade da vinculação aos pares, professores e funcionários da instituição desempenha na
promoção da resiliência em adolescentes institucionalizados. Os dados foram recolhidos
junto de 45 adolescentes (18 rapazes e 27 raparigas), com idades compreendidas entre os 10 e
os 20 anos, em regime de acolhimento institucional prolongado. Para o efeito foram
utilizados um breve questionário sociodemográfico, o Child and Youth Resilience Measure –
28 – versão para Jovens (Liebenberg, Ungar & Van de Vijver, 2012; versão portuguesa
Ferreira & Nobre-Lima, 2013), o Inventory of Parent and Peer Attachment Revised
(Armsden & Greenberg, 1987; versão portuguesa Figueiredo & Machado, 2008) – versão
para Pares e Professores – e o Questionário de Ligação aos Professores e Funcionários (Mota
& Matos, 2005). Ainda que tenham sido encontradas correlações significativas entre a
resiliência e cada uma das variáveis em estudo, a percepção de vinculação aos pares e aos
funcionários da instituição sobressaem como as variáveis que melhor explicam a resiliência
nestes adolescentes, em particular nos rapazes. Já nas raparigas, a única variável que parece
explicar a resiliência é a percepção de vinculação aos funcionários da instituição. A discussão
explora estes resultados em termos do seu significado e implicações práticas. / Being resilient implies the ability to positively adapt to contexts of great adversity. This
ability depends on a variety of factors (individual, relational and contextual) that are mostly
non operative among the adolescents whose development was compromised by maltreatment.
When protected by residential care these adolescents rest on peers, teachers and residential
caregivers to find the care, support and encouragement they need to improve their sense of
wellbeing. Therefore, the aim of this study was to examine how attachment to peers, teachers
and residential caregivers can contribute to foster resilience in institutionalized adolescents.
Data was collected from a sample of 45 adolescents (18 boys and 27 girls), aged between 10
and 20 years old, under extended placement in an institution. The PI is composed by a brief
social-demographic questionnaire, the Child and Youth Resilience Measure – 28 – Youth
version (Liebenberg, Ungar & Van de Vijver, 2012, Portuguese version Ferreira & Nobre-
Lima, 2013), the Inventory of Parent and Peer Attachment Revised (Armsden & Greenberg,
1987; Portuguese version Figueiredo & Machado, 2008) – Peers and Teacher’s version – and
the Questionnaire of the Affective Relationship with Teachers and Employees (Mota &
Matos, 2005). Although findings showed significant correlations between resilience and each
one of the variables in study, the perception of attachment to peers and residential caregivers
stood out as the most correlated variables to resilience among these adolescents, mainly
among the boys. Conversely, the only variable that seems to explain resilience among girls is
the perception of attachment to residential caregivers. The discussion explores the possible
meaning and practical implications of these findings.
Descrição
Palavras-chave
Resiliência - Resilience, Vinculação aos pares - Peer attachment, Vinculação aos professores - Teacher attachment, Vinculação aos funcionários da instituição - Residential caregiver’s attachment, Adolescentes institucionalizados - Institutionalized adolescents