Nível de Satisfação nos Cuidados Prestados em Estruturas Residenciais para Idosos: estudo comparativo entre instituições do sector lucrativo e do sector solidário
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Data
2015
Autores
Carvalho, Ana Margarida Raimundo Mourão de
Almeida, Vasco (Orientador)
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Editora
ISMT
Resumo
Com o aumento da esperança média de vida e, consequentemente, com o aumento do
número de idosos que necessitam de respostas sociais capazes de proporcionar uma melhor
qualidade de vida, a escolha da Instituição onde colocar o nosso familiar é cada vez mais
exigente.
Este estudo teve como principal objetivo realizar uma análise comparativa do grau de
satisfação dos utentes, familiares e colaboradores de duas instituições distintas da região
centro (uma do sector solidário e outra do sector lucrativo) pelos serviços prestados,
procurando acima de tudo, acabar (ou talvez não) com o estereótipo de que a qualidade dos
serviços prestados por uma instituição do sector lucrativo é sempre melhor que aqueles
prestados por uma Instituição Privada de Solidariedade Social.
As conclusões retiradas deste estudo revelaram que, contrariamente ao estereótipo que
a sociedade nos impõe, os utentes, famílias e colaboradores da Instituição Privada de
Solidariedade Social são os que mais se encontram satisfeitos com a qualidade dos serviços
prestados. No entanto, para além de não pudermos extrapolar estes resultados para a
generalidade das instituições, para se compreender melhor os resultados obtidos neste estudo
foi tido em conta a zona geográfica em que cada uma das instituições se encontra e o públicoalvo
que ambas abrangem. / With increasing life expectancy and hence with the increasing number of elderly
people who need social solutions capable of providing a better quality of life , the choice of
the institution where you put our family is increasingly demanding .
This study aimed to carry out , between these two types of institutions , a
comparative analysis of the degree of user satisfaction , family and employees of two
different institutions of the central region ( a supportive sector and one from the profit sector )
for services rendered, looking above all, end (or maybe not) with the stereotype that the
quality of services provided by an institution of the profit sector is always better than those
provided by a Private institution of Social Solidarity.
Findings from this study revealed that, contrary to the stereotype that society
imposes on us , the users , families and colleagues of Private Institution of Social Solidarity
are the ones who are satisfied with the quality of services provided. However , besides we can
not extrapolate these results to the majority of institutions , to better understand the results
obtained in this study was taken into account the geographical area in which each institution
is and the audience that both cover .
Descrição
Palavras-chave
Envelhecimento - Aging, Qualidade de serviços - Quality of service, Satisfação/insatisfação dos utentes Familiares e colaboradores - Satisfaction /dissatisfaction of users, family and colleagues, Instituição Privada com fins lucrativos - Institution Private for-profit, Instituição Privada sem fins lucrativos (IPSS) - Private nonprofit institution (IPSS)