Envelhecimento e funcionamento cognitivo: o papel da escolaridade e profissão

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Data
2012
Autores
Espirito-Santo, Helena
Falcão, Daniel
Matreno, Joana
Fermino, Simon
Guadalupe, Sónia
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Editora
Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade”
Resumo
Inquirimos 558 idosos institucionalizados para analisar a influência do nível educacional e da profissão no funcionamento cognitivo global, amnésico, atencional, linguístico e executivo. Os idosos escolarizados pontuaram significativamente mais alto em todas as funções cognitivas. Os idosos com profissões intelectuais tiveram também medias mais altas em todas as funções cognitivas, exceto na atenção e nas funções executivas. Houve diferenças significativas entre idosos com escolaridade-­‐profissões intelectuais, idosos com escolaridade---profissões manuais e idosos sem escolaridade-­‐profissões manuais em todas as funções cognitivas, exceto na atenção. Conclui-­‐se que a escolaridade tem um papel no envelhecimento cognitivo dependente da profissão que a pessoa exerceu ao longo da vida. As profissões que estimulam intelectualmente protegem contra o declínio das funções cognitivas vulneráveis ao envelhecimento cerebral.
Descrição
Palavras-chave
Envelhecimento - Aging, Funcionamento cognitivo - Cognitive functioning, Escolaridade - Education
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