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http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/67
Título: | Envelhecimento e funcionamento cognitivo: o papel da escolaridade e profissão |
Autores: | Espirito-Santo, Helena Falcão, Daniel Matreno, Joana Fermino, Simon Guadalupe, Sónia |
Palavras-chave: | envelhecimento funcionamento cognitivo escolaridade |
Data: | 2012 |
Editora: | Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade” |
Resumo: | Inquirimos 558 idosos institucionalizados para analisar a influência do nível educacional e da profissão no funcionamento cognitivo global, amnésico, atencional, linguístico e executivo. Os idosos escolarizados pontuaram significativamente mais alto em todas as funções cognitivas. Os idosos com profissões intelectuais tiveram também medias mais altas em todas as funções cognitivas, exceto na atenção e nas funções executivas. Houve diferenças significativas entre idosos com escolaridade-‐profissões intelectuais, idosos com escolaridade---profissões manuais e idosos sem escolaridade-‐profissões manuais em todas as funções cognitivas, exceto na atenção. Conclui-‐se que a escolaridade tem um papel no envelhecimento cognitivo dependente da profissão que a pessoa exerceu ao longo da vida. As profissões que estimulam intelectualmente protegem contra o declínio das funções cognitivas vulneráveis ao envelhecimento cerebral. |
URI: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/67 |
Aparece nas colecções: | Publicações Científicas Psicologia |
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