-
Utilize este identificador para referenciar este registo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/70
Título: Declínio cognitivo, sintomas ansiosos e depressivos: estudo em idosos sob resposta social no concelho de Coimbra
Autores: Gonçalves, Ana Rita
Espirito-Santo, Helena
Matreno, Joana
Fermino, Simon
Guadalupe, Sónia
Palavras-chave: Envelhecimento - Aging
Depressão - Depression
Data: 2012
Editora: Livro de Resumos do “I Congresso de Gerontologia Social dos Açores – Problemáticas e desafios. Construção de uma nova realidade”
Resumo: Estudámos a prevalência e gravidade sintomatológica em 300 idosos institucionalizados com e sem declínio cognitivo. Depois analisámos as relações entre sintomatologia e declínio, e o papel preditivo de variáveis relevantes no declínio cognitivo. No total, 48,7% dos idosos tem sintomas ansiosos e 70,0% sintomas depressivos. As médias sintomatológicas são altas, especialmente entre os idosos com declínio cognitivo. Existe correlação significativa entre a sintomatologia e o declínio, mas somente os idosos deprimidos correm risco aumentado de sofrer de declínio cognitivo. Estes resultados realçam a importância de prevenir, diagnosticar e tratar o declínio cognitivo, os sintomas ansiosos e depressivos em idosos institucionalizados.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/70
Aparece nas colecções:Publicações Científicas Psicologia



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.