A Inserção Profissional de Assistentes Sociais na Escola Pública em Portugal Continental

Resumo
Objetivos: O Serviço Social na área da Educação dá resposta plural a um contexto de enorme complexidade onde se refletem os problemas da sociedade contemporânea. Os objetivos da dissertação são a avaliação da inserção dos Assistentes Sociais na “escola”, partindo da identificação do número de Assistentes Sociais a desempenharem funções no sistema público de ensino básico e secundário em Portugal continental e do cálculo do rácio de Assistente Social-aluno. Material e Métodos: Usámos fontes documentais oficiais, tendo sido identificadas as “escolas” que permitem a contratação de técnicos especializados em Serviço Social e efetuada a recolha sistemática de evidências no site institucional de cada “escola” que sustentam a inserção profissional de Assistentes Sociais, tendo sido calculados rácios nacionais e regionais. Resultados: Foram identificados 112 Assistentes Sociais num total de 811 de “escolas” (agrupamentos de escola/escolas não agrupadas - AE/ENA). O rácio Assistente Social-aluno no universo das AE/ENA em Portugal continental é de 1:12.086, variando entre 1:8.753 e 1:22.237, conforme a região de ensino. Nas AE/ENA com Assistente Social o rácio é de 1:1.394, variando entre 1:1.210 e 1:1.768, consoante a região considerada. Conclusões: Verificamos uma parca inserção profissional de Assistentes Sociais na “escola” pública em Portugal continental, assim como desigual territorialmente, ressaltando rácios alarmantes na relação Assistente Social-alunos, que espelham o desinvestimento na profissão na área da educação. A implementação de políticas educativas holísticas, preventivas do risco social e promotoras de sucesso escolar e de igualdade, que requerem a integração de equipas multidisciplinares nas escolas, ficam comprometidas com a baixa representatividade de Assistentes Sociais. / Aims: Social work in education field gives a plural answer to a context of enormous complexity where the problems of contemporary society are reflected. The objectives of the dissertation are the evaluation of the integration of social workers in schools, starting from the identification of the quantity of social workers working in public schools in continental Portugal and the calculation of the ratio of students per social worker. Methods: We used official documentary sources, having been identified the "schools" that allow hiring social workers and we collected evidence in the institutional webpage of each "school" supporting the employability of social workers. Based on the data, we calculated national and regional ratios. Results: 112 social workers have been identified in an universe of 811 "schools" (school groups/schools not grouped-AE/ENA). The ratio of students per social worker in all AE/ENA in continental Portugal area is 1:12.086, varying between 1:8.753 and 1:22.237 according to the General Direction of Education. The ratio in the AE/ENA with social worker is 1:1.394, varying between 1:1.210 and 1:1.768 depending on the region considered. Conclusions: We observed a lower employability of social workers in public schools in Portugal, as well as territorial inequality, verifying alarming ratios in social worker/student ratio, which reflect the disinvestment in this kind of job in the field of education. The implementation of holistic educational policies, preventive social risk and promotion of school success and equality/tolerance, that require the integration of multidisciplinary cooperative teams in schools are put at risk with the low representation of social workers.
Descrição
Palavras-chave
Assistente Social - Social Worker, Serviço Social - Social Work, Técnico especializado na educação - Expert professional in the field of education, Educação - Education, Rácio - Ratio, Escolas - Schools, Agrupamento de escolas - Grouping of schools, Escola pública - Public schools
Citação