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Título: Estágios Curriculares em Serviço Social e Estágio “Emprego”, no Contexto Pós Bolonha e das Políticas de Austeridade
Autores: Tomás, Carla Manuela Mendes Duro
Martins, Alcina (Orientadora)
Palavras-chave: Formação em Serviço Social - Social Welfare Training
Estágios curriculares e supervisão em Serviço Social - Graduate internships and Social Work supervision
Estágios profissionais / Estágios emprego - Professional internships /Work internships
Data: 2017
Editora: ISMT
Resumo: Esta investigação incidiu por um lado, na formação em Serviço Social, após a reforma do ensino superior, o processo de Bolonha, nomeadamente, ao nível dos estágios curriculares e supervisão. Por outro lado, face as alterações vigentes no mundo do trabalho, recaiu nos estágios profissionais/ estágios emprego. O objetivo geral desta pesquisa passou por identificar dimensões do impacto da reforma do ensino superior processo de Bolonha e das políticas de austeridade nos estágios curriculares e nos estágios profissionais/ emprego em serviço social. Pretendeu-se analisar os planos de estudo da licenciatura em serviço social nas Instituições de Ensino Superior (IES) em 2016/2017. Abordou-se o lugar dos estágios nesses planos de estudo, as designações das disciplinas, bem como a respetiva carga horária. Analisaram-se também os diferentes tipos de estágio curricular e como os estágios profissionais e os estágios emprego são expressão da precariedade e das políticas de austeridade. A parte metodológica fundamentou-se numa pesquisa bibliográfica e documental. A primeira foi relativa ao processo Bolonha, aos estágios curriculares e supervisão na formação de Serviço Social. Transformação no mundo do trabalho repercussões nas condições de trabalho e a criação de estágios profissionais e estágios emprego. Recorreu-se também a uma pesquisa documental: com base no levantamento dos planos curriculares dos 17 cursos presentes. Quanto aos estágios profissionais, procedeu-se ao levantamento legislativo, associada a esta política ativa de emprego, à identificação dos regulamentos subjacentes aos estágios profissionais/ emprego, aos relatórios anuais do IEFP. Dos resultados da investigação constata-se que a grande maioria da IES tem mais estágios, com diversas designações nas disciplinas, do que disciplinas teóricas. Denota-se uma carga horária maior nos estágios curriculares supervisionados. Deste modo, visa-se a valorização da componente estágio em detrimento da componente teórica. Referente aos estágios profissionais/ emprego, observou-se que as diversas alterações na legislação dos mesmos trouxeram um menor número de estagiários. Face à mudança da medida para estágios emprego o tempo de estágio foi reduzido. / This research was on the one hand based on Social Welfare Training, in the aftermath of the Higher Education reform, the Bologna Process, namely at the level of the graduate traineeships and supervision. On the other hand, because of the changes that have taken place in the employment market, it relapsed on professional/work internships. The main objective of this research ranged from identifying what impact the reform of the Higher Education, with the Bologna Process and the austerity policies in the social welfare graduate traineeships and professional/work internships had. The aim was to analyse the study plans of the Bachelor Degree in Social Welfare in the Higher Education Institutions «Instituições de Ensino Superior (IES)» in 2016/2017. The placement of these traineeships was analysed in these study plans, also the names of the subjects, as well as the academic load. The different types of graduate traineeships were also targeted just as the professional/work internships were assessed and were found to express insecurity and austerity policies. The methodological part was based on a bibliographical and document research. The first concerning the Bologna Process, and the Social Welfare graduate traineeships and supervision training. The change in the employment market and its repercussions and the creation of the professional/work internships. A document research was also undertaken: based on the study of the curriculum development of the 17 existing courses. As to the professional internships, a legislative survey was made, related to this active job policy, from the identification of the implicit regulation of professional/work internships, to the annual reports by “IEFP”. From the results of the investigation it was determined that most of the IES - Higher Education Institutions have more internships, with varied subject designations, than theoretical subjects. A larger academic load was also noticeable in the supervised graduate traineeships. As a result, internships should be more valued in detriment to the theoretical component. In reference to the professional/work internships, it was noticeable that the various legislative changes brought down the number of interns. Due to the change in the measure of the internships, the time of the internship has been reduced.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/768
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado em Serviço Social

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