Gestão de Recursos Humanos Socialmente Responsável: formar e reter pessoas
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Data
2017
Autores
Monteiro, Liane José Patrício
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
A responsabilidade social interna está relacionada com a área de Gestão de Recursos Humanos, e envolve todas as atividades desenvolvidas pela gestão dos colaboradores na organização, com ênfase no investimento no capital humano, na saúde, na segurança, na gestão da mudança, entre outros. O objetivo foi identificar a adoção de práticas socialmente responsáveis de Gestão de Recursos Humanos nas dez maiores empresas localizadas em Portugal, de acordo com o site https://www.economias.pt/maiores-empresas-portuguesas/, relacionadas com os subsistemas Formar e Reter Pessoas. Ainvestigação desenvolvida, quanto à natureza, partindo das contribuições de Richardson (1999), foi considerada qualitativa, do tipo documental, por basear-se na investigação de documentos divulgados em sites oficiais das empresas. Para o tratamento dos dados, as práticas de Formar e Reter Pessoas foram ordenadas em categorias e subcategorias. Os resultados da investigação mostraram que as empresas investigadas adotam 14 categorias, sendo duas no subsistema Formar Pessoas e 12 no subsistema Reter Pessoas. No subsistema Formar Pessoas, foram identificadas duas categorias: desenvolvimento de competências e desenvolvimento profissional. No subsistema Reter Pessoas, foram encontradas 12 categorias. Pode-se concluir que as dez maiores empresas localizadas em Portugal estão a adotar, em relação aos subsistemas Formar Pessoas e Reter Pessoas, práticas socialmente responsáveis, que vão além da obrigatoriedade legal, como investir no desenvolvimento de competências e no desenvolvimento profissional, na saúde do trabalhador, na segurança ocupacional, cultura e lazer, gestão participativa e na manutenção da empregabilidade e preparação para a reforma. / Internal social responsibility is directly connected with Human Resources Management, and it involves all activities developed by asset management in the organization, with emphasis in human capital investment, health, security, managing change, etc. The goal was to identify social responsible practices in Human Resource Management regarding the ten largest companies located in Portugal, according to the website https://www.economias.pt/maiores-empresas-portuguesas/, concerning the subsystems of Formation and Retaining People. The investigation, according to nature, taking part in the collaboration of Richardson (1999), was considered qualitative, of a documental type, because it’s based on research from documents published in official websites from these companies. For data processing, the Formation and Retaining People practices were arranged in categories and subcategories. The results of this investigation showed that the companies in question adopt 14 categories, two from the subsystem Formation and 12 from the Retaining People subsystem. In the Formation area two distinct categories were identified: developing skills and professional development. The subsystem Retaining People encloses the other twelve categories. In conclusion, the 10 largest companies located in Portugal are adopting, regarding the subsystems Formation and Retaining People, socially responsible practices that go beyond what’s legally requested, for example investing in developing skills and professional development, the workers health, occupational security, culture and recreation, participative management, in maintaining employability and preparing for retirement.
Descrição
Palavras-chave
Responsabilidade social corporativa - Corporate social responsibility, Responsabilidade social interna - Internal social responsibility, Gestão de Recursos Humanos - Human Resources Management, Formação - Formation, Reter pessoas - Retaining people