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Título: Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das características psicométricas da versão portuguesa
Outros títulos: Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): study of the psychometric properties of the portuguese version
Autores: Cunha, Marina
Galhardo, Ana
Pinto-Gouveia, José
Palavras-chave: Mindfulness - Mindfulness
Avaliação - Assessment
Crianças/adolescentes - Children/adolescents
Características psicométricas - Psychometric properties
Data: 2013
Editora: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: Cunha, M., Galhardo, A., & Pinto-Gouveia, J. (2013). Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): Psychometric properties of the Portuguese version. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26, 459-468. doi:10.1590/S0102-79722 013000300005
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a versão portuguesa da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) e o estudo da sua estrutura fatorial e características psicométricas numa amostra de 410 adolescentes com uma média de idades de 15,18 anos. Este estudo permitiu concluir que a CAMM constitui um instrumento de auto resposta que revela uma estrutura unidimensional, uma adequada consistência interna (α = 0,80; FC = 0,85) e fidedignidade teste-reteste (r = 0,46). Apresentou ainda correlações negativas com medidas de depressão, ansiedade, inflexibilidade psicológica e correlações positivas com uma medida de comparação social. O valor destas correlações, apesar de diminuir, manteve-se significativo quando controlado o efeito da inflexibilidade psicológica (processo associado ao mindfulness). Na generalidade, a CAMM é uma medida válida e fidedigna para avaliação de competências de mindfulness em crianças e adolescentes. / The aim of this study is to present the Portuguese version of the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) and examine its factorial structure and psychometric properties in a sample of 410 adolescents with mean age of 15.18 years. Results show that the CAMM is a single-factor self-report measure, presenting an adequate internal consistency (α = .80; CR = .85) and test-retest reliability (r = .46). Negative correlations were found with measures of depression, anxiety and psychological inflexibility. On the other hand, positive correlations were found with measures of social comparison. Even when psychological inflexibility effects (process associated with mindfulness) were controlled, the correlations were still significant. Overall, findings suggest that the CAMM is a reliable and valid measure for the assessment of mindfulness skills in children and adolescents.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/792
ISSN: 0102-7972
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