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Título: Vinculação e Estilos Educativos Parentais no Fenómeno de Bullying em Adolescentes do 3º Ciclo do Ensino Básico
Autores: Ferreira, Joaquim Jorge
Simões, Sónia (Orientadora)
Palavras-chave: Vinculação - Attachment
Estilos educativos parentais - Parental educational styles
Bullying - Bullying
Adolescentes - Adolescents
Data: 2012
Editora: ISMT
Resumo: A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a qualidade da vinculação aos pais e amigos, os estilos educativos parentais e os comportamentos de bullying observados em contexto escolar junto de adolescentes do 3º ciclo do ensino básico. A amostra do estudo envolveu 50 adolescentes do 3º ciclo do ensino básico, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M=14,24), recolhida na Escola Bernardino Machado na Figueira da Foz. O protocolo utilizado nesta investigação envolveu os respetivos instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar (QEVE), Inventário de Vinculação na Adolescência (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Os resultados desta investigação sugerem que os adolescentes tendem a ser mais observadores relativamente aos comportamentos de bullying, com tendência para serem excluídos socialmente e agredidos verbalmente. Neste sentido, as vítimas de bullying mais frequentes são os jovens que têm um nível socioeconómico mais baixo. Os jovens que apresentam mais comportamentos agressivos percecionam beneficiar de menor comunicação e confiança paternas e de maior alienação materna, bem como de menor comunicação e de maior alienação aos pares. Acrescente-se que os jovens estão mais sujeitos a serem vítimas de bullying, quando se sentem alienados face aos seus pares. Por outro lado, quanto menor a qualidade da vinculação ao pai, mais os adolescentes evidenciam comportamentos agressivos. Saliente-se, ainda, que os adolescentes mais agressivos são os que sentem maior rejeição e menor suporte emocional maternos. Este estudo permite concluir que os jovens que estão mais envolvidos em fenómenos de bullying têm uma menor qualidade de vinculação com as figuras significativas, nomeadamente o pai e os amigos, e percecionam um estilo educativo materno caraterizado por maior rejeição e menor suporte emocional. / The present study aims at analyzing the relationship between the quality of attachment to parents and friends, the parental rearing styles, and bullying behaviors observed in adolescents from a secondary school (from 7th to 9th grade). The sample of this study involved 50 adolescents from the 7th to 9th grades, 26 girls and 24 boys, aged between 12 and 17 years old (M=14,24), who attended Dr. Bernardino Machado Secondary School in Figueira da Foz. The protocol included the following instruments: Social Demographic Questionnaire, Social Exclusion and School Violence Questionnaire (QEVE), Inventory of Parent and Peer Attachment (IPPA), and A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). The results of this research suggest that adolescents tend to be more observant of bullying behaviors and there is a tendency to be socially excluded and verbally abused. The most frequent victims of bullying are young people who have a lower socioeconomic status. The adolescents with more aggressive behaviors perceive lower communication and trust to parents and more maternal alienation, as well as less communication and more alienation to peers. Also, adolescents who are more subject to be victims of bullying are those who feel alienated to their peers. On the other hand, the less the quality of attachment to the father, the more the adolescents show aggressive behaviors. Furthermore, the most aggressive adolescents are those who feel more rejection and less maternal emotional support. This study allows concluding that the adolescents more involved in the phenomenon of bullying have a lower quality of attachment with significant figures, namely father and friends, and perceive a maternal rearing style characterized by bigger rejection and lower emotional support.
URI: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/806
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado Psicologia

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