Serviço Social e Qualidade em Organizações Vocacionadas para a Deficiência Intelectual: uma análise a partir da APPACDM da Covilhã

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Data
2018
Autores
Pacheco, Patrícia Maria Guerra
Simões, Dulce (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
O presente trabalho fundamenta-se na análise reflexiva sobre a intervenção do Assistente Social na APPACDM da Covilhã, nomeadamente como gestor do processo da Qualidade da Instituição e nas mudanças que uma IPSS Certificada pelo EQUASS Assurance acarreta em prol da constante melhoria do serviço prestado. Numa primeira fase, a autora aborda as políticas sociais na Deficiência e destaca a importância do Assistente Social como mediador das medidas de apoio, desenvolvidas pelo Estado, promovendo o acesso da população com deficiência a direitos sociais e ao usufruto de uma cidadania plena. A análise do percurso profissional da autora, percorrido em paralelo com o crescimento e desenvolvimento da própria APPACDM da Covilhã, permite destacar o crescimento pessoal e profissional alcançado e a intervenção do Serviço Social na Organização. Na última década assistiu-se a uma restruturação nos métodos de trabalho nas organizações e, de um modo particular, nas IPSS. As mudanças impostas (mercados, Instituto da Segurança Social, exigências de maior eficiência) suscitam alteração nas estratégias profissionais e de gestão, cientes de que a (promoção da) qualidade – e as certificações dos SGQ - afeta a vida das organizações, dos colaboradores e dos clientes. Com o propósito de contribuir para mapear o panorama nacional, a autora elaborou um levantamento, que permitiu apurar quantas instituições trabalham em prol da Deficiência, quantas possuem Certificação EQUASS e em quantas delas o Assistente Social é o Responsável pela Certificação da Qualidade. Os dados obtidos comprovam que o Assistente Social é um dos profissionais implicados neste processo, considerando-o como o Gestor Social fundamental para estas Organizações. / The present work is built in the reflective analysis about the intervention performed by the Social Worker at APPACDM, in Covilhã, as manager in charge of the Quality process of the institution and in the changes required to the certified IPSS by EQUASS Assurance, for the constant improvement of the services provided by the institution. At first, the author presents the social politics about Disability and highlights the importance of the Social Worker to mediate support measures developed by the Portuguese State, by promoting the access of Disabled populations to social rights and to full citizenship. Regarding the professional path of the author, side-by-side with the growth and development of the APPACDM institution, it is clear that the personal and professional growth contributed also to the improvement of the Social Worker’s intervention within the institution. The last decade saw a reinvention in institutional work methods, particularly in the IPSS. New guidelines (markets, National Institute of Social Security, demand for efficiency) lead to changes in management strategies, having in mind that promoting Quality and SGQ certifications in the institutions would affect the life of the organizations, collaborators and clients. In order to contribute for the national panorama regarding these matters, the author performed several inquiries, which in turn returned the number of Institutions that are dedicated to Disability, how many have EQUASS certification and how many have a Social Worker managing the Quality Certification. The data obtained state the role of the Social Worker as fundamental, being a key Manager for these Institutions.
Descrição
Palavras-chave
Serviço Social - Social Work, APPACDM da Covilhã - APPACDM of Covilhã, Intervenção Social - Social Intervention, EQUASS - EQUASS, Sistemas de Gestão de Qualidade - Quality Management Systems
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