Gestão de Conflitos e Satisfação Profissional: estudo numa empresa armazenista da Zona Centro

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Data
2018
Autores
Tomás, Ana Luísa Pedroso
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
Massano, Ilda (Coorientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
O conflito está presente nas relações humanas e nas relações de trabalho. Tem origem nos diversos pontos de vista entre as pessoas, na sua diversidade dos interesses, nos valores e nas várias formas de pensar ou agir de cada um dos envolvidos. Atualmente um dos desafios colocados às organizações está relacionado com a gestão de conflitos e com a satisfação dos trabalhadores. Estes dois temas dão às organizações a possibilidade de garantir um nível de maior competitividade face ao mercado cada vez mais exigente. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar as relações existente entre a gestão de conflitos interpessoais e a satisfação no trabalho dos colaboradores de uma empresa armazenista da zona centro. A partir de uma abordagem quantitativa, foram aplicados dois questionários. Para avaliar os estilos de conflito foi utilizada a escala Rahim Organizational Conflict Inventory (ROCI-II). Outro instrumento que foi utilizado neste estudo foi a Escala de Satisfação no Trabalho de Martins e Santos (2006), que procura avaliar a satisfação dos colaboradores com o trabalho desempenhado e com as funções que desempenham dentro da organização. Os respondentes foram os 181 funcionários da empresa. Para o tratamento dos dados foi usado o SPSS, versão 23.0. Após análise estatística, pode-se concluir que há uma correlação entre os estilos e a satisfação no trabalho, mas não há correlação com os restantes estilos de gestão de conflitos. Concluiu-se que existem muitos fatores intervenientes na satisfação profissional, contudo, não é possível identificar um único factor, uma vez que variam consoante o ambiente e as condições de trabalho e a avaliação pessoal do colaborador. / Conflict is present in human relations and labor relations. It originates in the different points of view between people, in their diversity of interests, in the values and in the various ways of thinking or acting of each one of the involved ones. Currently one of the challenges facing organizations is related to conflict management and employee satisfaction. These two themes give organizations the possibility of ensuring a higher level of competitiveness vis-à-vis the increasingly demanding market. The objective of this work is to investigate the relationships between the management of interpersonal conflicts and the satisfaction in the work of the employees of a storage company in the downtown area. From a quantitative approach, two questionnaires were applied. The Rahim Organizational Conflict Inventory (ROCI-II). Another instrument that was used in this study was the Occupational Satisfaction Scale. This scale evaluates the satisfaction of the employees with the work performed and with the functions they perform within the organization. The respondents were the 181 employees of the company. SPSS, version 23.0 was used for data processing. After statistical analysis, it can be concluded that there is a correlation between integration styles and job satisfaction, but there is no correlation with the other styles of conflict management. It was concluded that there are many factors involved in job satisfaction, it is not possible to identify a single factor, since they vary according to the environment and working conditions and the personal evaluation of the employee.
Descrição
Palavras-chave
Gestão de conflitos - Conflict management, Satisfação no trabalho - Job satisfaction, Rahim Organizational Conflict Inventory (ROCI-II) - Rahim Organizational Conflict Inventory (ROCI-II), Escala de satisfação no trabalho - Satisfaction scale at work
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