O Estágio Curricular e a Supervisão na Formação Académica do Serviço Social em Angola no Século XXI

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Data
2018
Autores
Ferreira, Vicência Ofélia de Carvalho
Martins, Alcina (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
A presente dissertação surge no âmbito do mestrado em Serviço Social, do curso de 2º ciclo, do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. No início do século XXI dois processos marcantes em Angola poderão ser referidos no que respeita ao ensino superior. Por um lado a criação de novas Universidades públicas e privadas e o retomar da formação de Assistentes Sociais (em Angola). Existem trabalhos de mestres e doutores em Serviço Social, cuja investigação incide sobre “Delinquência juvenil” Dumbo (2012), “Adolescência em situação de risco” Samba (2014) e “Natureza do Serviço Social” Monteiro (2016). Mas o tema o “estágio” e a “supervisão” não tinham sido objeto aprofundado. Por isso, a escolha do tema desta investigação recaiu sobre “estágio” e “supervisão académica”. Fez-se uma breve trajetória do ensino superior em Angola e da formação em Serviço Social desde o tempo colonial à atualidade. Os autores de referência sobre a temática da; Lewgoy (2010), Buriolla (2008) e Guerra (2016). Importância da supervisão no processo de formação. Remetem o estágio e a supervisão como experiência única que se apresenta como o local fértil à reflexão. Procurou-se com a investigação perceber a importância atribuída ao estágio e a supervisão no âmbito da formação em Serviço Social. O trabalho incidiu sobre o Instituto Superior de Serviço Social (ISSS) que Inicialmente previa-se desenvolver a investigação no Instituto Superior João Paulo II (ISUP JP II) e incidir a análise nos relatórios de estágio, constrangimentos decorrentes no acesso à documentação e à inexistência dos relatórios na biblioteca, levaram a contemplar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo geral foi compreender o lugar atribuído ao estágio e à supervisão na formação académica do Serviço Social em Angola. Objetivos específicos: situar a formação no contexto do ensino superior, analisar os atuais planos de estudo nos dois institutos existentes. A investigação foi aprofundada no ISSS para caraterizar os alunos matriculados entre 2010 e 2017. Identificaram-se os estagiários, os supervisores académicos e de campo e respetivos locais de estágio em 2016 e ainda os diplomados entre 2013 e 2016 e os TCC. A investigação alicerçou-se numa pesquisa bibliográfica de livros, teses de doutoramento e dissertações de mestrado sobre ensino superior em Angola, a formação em Serviço Social no país, o estágio e a supervisão académica. A pesquisa documental incidiu na análise da legislação; dos planos de estudo; documentos relativos ao estágio e sua regulamentação, avaliação; levantamento dos TCC e locais de estágios; identificação dos TCC, das áreas científicas e áreas de intervenção; estatística dos alunos matriculados e diplomados do ISSS, respetiva caraterização, diplomados e englobando os regimes de ensino diurno e pós laboral e caraterização por sexo. Pela análise dos resultados, conclui-se que ainda é dada pouco importância académica ao estágio. Alguns estudantes realizam os estágios em entidades não institucionalizadas pelo Serviço Social e têm como supervisores – coordenadores de campo sem qualificação académica em Serviço Social. Por outo lado, existem incongruências na avaliação do estágio tendo em conta a nota atribuída pelo supervisor de campo com uma percentagem de 60% e o supervisor académico 40%. / The present dissertation emerges in the scope of the master's degree in Social Service, of the 2nd cycle course, at Miguel Torga Higher Institute, in Coimbra. At the beginning of the twenty-first (XXI) century, two outstanding processes in Angola may be referred to in higher education. On the one hand, the creation of new public and private universities and the resumption of training of social workers (in Angola). There are works of masters and doctors in Social Service, whose investigation focuses on "Juvenile delinquency" Dumbo (2012), "Adolescence in risk" Samba (2014) and "Nature of Social Service" Monteiro (2016). But the theme of "internship" and "supervision" had not been studied in depth. Therefore, the choice of the subject of this investigation fell on "internship" and "academic supervision". There was a brief trajectory of higher education in Angola and the training in Social Service from the colonial time to the present. The authors of reference on the theme of; Lewgoy (2010), Buriolla (2008) and War (2016). Importance of supervision in the training process. They refer to the internship and supervision as a unique experience that presents itself as the fertile place for reflection. The investigation sought to understand the importance attributed to the internship and supervision in the scope of training in Social Service. The work focused on the Higher Institute of Social Service (ISSS).Initially it was planned to develop the research at the ISP JP II and to focus the analysis on the traineeship reports, constraints arising from the access to documentation and the lack of reports in the library, leading to contemplate the Completion Works (TCC). The aim was to understand the place attributed to internship and supervision in the academic training of Social Service in Angola. The objectives are: to situate training in the context of higher education, to analyze the current study plans in the two existing institutes. The research was further elaborated in ISSS to characterize the students enrolled between 2010 and 2017. Trainees, academic and field supervisors and respective traineeships in 2016 and graduates between 2013 and 2016 and the TCC were identified. The research was based on a bibliographic research of books, doctoral dissertations and master's dissertations on higher education in Angola, training in Social Service in the country, internship and academic supervision. Documentary research focused on the analysis of legislation; of study plans; documents relating to the internship and its regulation, evaluation; TCC survey and internships; identification of TCC, scientific areas and areas of intervention; statistics of the students enrolled and graduates at ISSS, respective characterization, graduates and encompassing the regimes of day and post work education and characterization by sex. By the analysis of the results, it is concluded that still little academic importance is given to the internship. Some students take the internships in entities not institutionalized by the Social Service and have as supervisors - field coordinators without academic qualification in Social Service. On the other hand, there are inconsistencies in the assessment of the internship taking into account the marks given by the field supervisor with a percentage of 60% and the academic supervisor 40%.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Superior - Higher Education, Formação em Serviço Social em Angola - Training in Social Work in Angola, Estágio e supervisão em Serviço Social - Internship and supervision in Social Work
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