Crianças com Epilepsia do Lobo Temporal e Rendimento Escolar
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Data
2013
Autores
Durão, Ana Rita Pedrosa
Frazão, António (Orientador)
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Editora
ISMT
Resumo
A epilepsia é uma das doenças mais prevalentes na infância implicando como muitas outras riscos a nível psíquico e cognitivo da criança, o que torna pertinente o estudo da relação entre dificuldades de aprendizagem a nível da iniciação à leitura e matemática e a existência de epilepsia do lobo temporal. OBJETIVO: Avaliar e relacionar se crianças com Diagnóstico de Epilepsia do Lobo Temporal apresentam mais dificuldades no seu desempenho académico, especialmente nas áreas predominantes de Português e Matemática. MÉTODO: A amostra foi composta por 20 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos, do 1º e 2º ciclo, pertencentes ao Agrupamento de Escolas José Saraiva e Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel de Leiria. As crianças foram divididas em dois drupos distintos, sendo o grupo experimental (G1), composto por 10 crianças com Diagnóstico de Epilepsia do Lobo Temporal, e o grupo de controlo (G2), por 10 crianças sem Diagnóstico de Epilepsia e de outras patologias que pudessem comprometer o seu desenvolvimento cognitivo. Através de um questionário sóciodemográfico foram recolhidos dados relativos à gravidez, ao desenvolvimento da criança, à sua história educacional e ao historial clínico de ambos os grupos. A avaliação das crianças foi realizada através da aplicação da WISC-III, do Teste de Atenção d2, do Teste de Figuras Complexas de Rey e do Teste de Avaliação da Fluência e Precisão de Leitura – O Rei. O rendimento académico foi assumido como correspondendo ao nível das notas de Português e Matemática. CONCLUSÃO: A análise dos resultados permite concluir que a presença de Epilepsia do Lobo Temporal na criança, repercute-se negativamente no rendimento escolar da mesma. Há diferenças estatisticamente significativas nos Q.I.´s em todos os domínios da escala. Podemos ainda verificar que as crianças com Epilepsia do Lobo Temporal apresentam piores notas em Português e Matemática, bem como dificuldades de memória, atenção e leitura. / Epilepsy is one of the most prevalent diseases in childhood, involving, as many others, risks to the psychic and cognitive development of children. In this way it becomes pertinent to study the relationship between learning difficulties - in terms of reading and mathematical skills - and the existence of temporal lobe epilepsy. AIM: To evaluate whether children with Diagnosis of Temporal Lobe Epilepsy present more difficulties in their academic performance. The main focus is turned to the areas of Portuguese and Mathematics. MATERIAL AND METHODS: The sample included 20 children of both sexes, aged between 8 and 13 years, from the 1st and 2nd cycle, belonging to the José Saraiva and Rainha Santa Isabel schools, from Leiria. The children were divided into two distinct groups: the experimental group (G1) consisted of 10 children with diagnosis of Temporal Lobe Epilepsy, and the control group (G2) of 10 children without the diagnosis of epilepsy (as well as other conditions that could compromise their cognitive development). Using a sociodemographic questionnaire, data regarding to pregnancy, child development, educational history and clinical history were collected. The evaluation of the children was performed by applying the WISC-III, the d2 Test of Attention, Rey’s Complex Figure Test and Evaluation of Reading Fluency and Accuracy. The academic performance was taken as corresponding to the grades of Portuguese and Mathematics. CONCLUSION: The results support the conclusion that the presence of Temporal Lobe Epilepsy in children has a negative impact on their school performance. There are statistically significant differences in IQs in all areas of the scale. We can also see that children with Temporal Lobe Epilepsy have worse grades in Mathematics and Portuguese, as well as difficulties in memory, attention and reading.
Descrição
Palavras-chave
Epilepsia do Lobo Temporal - Temporal Lobe Epilepsy, Criança - Child, Dificuldades de aprendizagem - Learning disabilities, Funções cognitivas - Cognitive functions