Desenvolvimento de Carreiras: estudo de caso numa empresa de venda a retalho 

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Data
2013
Autores
Augusto, Sónia Cristina Duarte
Almeida, Vasco (Orientador)
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Editora
ISMT
Resumo
O presente estudo tem como principal objetivo a exploração do processo dos indivíduos na  gestão e no desenvolvimento da carreira, apresentar e discutir as principais abordagens do  conceito assim como, as componentes inerentes à mesma.   Este trabalho analisa os aspetos que influenciam o desenvolvimento de carreiras numa empresa  de venda a retalho na área da distribuição e analisa a perceção que os colaboradores têm quanto  ao seu percurso profissional, quanto às políticas de gestão dos recursos humanos da empresa,  quanto à satisfação com a situação profissional e quanto às perspetivas futuras.  Foi  utilizado  uma  metodologia  quantitativa,  pela  distribuição  de  um  questionário  de  desenvolvimento de carreiras, que contou com 45 participantes em que foi possível observar,  através dos dados recolhidos, que existe uma progressão profissional dos colaboradores ao  longo do tempo de permanência na empresa, que esta desenvolve a progressão de carreiras com  base em promoções por competência e que a progressão profissional está associada a uma  mobilidade geográfica entre lojas. Contudo, conclui que tendem a ter poucas expetativas de  ascensão  profissional  os  colaboradores  satisfeitos  com  o  seu  cargo  e  com  o  seu  percurso  profissional e os colaboradores insatisfeitos ou pouco satisfeitos com as políticas de gestão da  empresa relativamente às oportunidades de progressão concedidas.  A análise permitiu um conhecimento mais amplo acerca do desenvolvimento de carreiras,  numa empresa multinacional do setor venda a retalho sendo um contributo para a área dos  Recursos Humanos quanto aos estudos de carreira assim como para a empresa em estudo.  / This studyʹs main objective is to exploit the process of individuals in management and career  development,  to  present  and  discuss  the  main  approaches  to  the  concept  as  well  as  the  components inherent to it.  This paper analyzes the aspects that influence the development of careers in the retail business  in distribution sector and analyzes the perceptions that employees have about their career  progression, as the policies of human resources management of the company in meeting with  professional status and future prospects of those employees.  We  used  a  quantitative  methodology  for  the  distribution  of  a  questionnaire ʺCareer  Developmentʺ, which featured 45 participants where it was possible to observe, through the  data collected, that there is a professional development of employees over time spent in the  company, that the company develops career progression based on competency and promotions  that the professional development is associated with geographical mobility between stores.  However, i concluded that employees satisfied with their job as well as employees that are  dissatisfied or somewhat unsatisfied with the company management policies with regard to  advancement opportunities granted tend to have few expectations for career progression.  The analysis allowed for a deeper understanding of the Career Development in a multinational  company that operates in the retail sale and it represents a contribution to human resources  department regarding career studies for the company under study.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento de carreiras - Career development, Formação - Training, Satisfação - Satisfaction, Mobilidade - Mobility
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