Participação em Rede: do utilizador ao “consumidor 2.0” e ao “prosumer”

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Data
2012
Autores
Amaral, Inês
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Editora
Revista Comunicação e Sociedade
Resumo
Os media sociais e os sites de rede social têm sido um elemento chave na acção colectiva através da Internet. E introduzem novas características ao conceito de “networking” online: interacção através da acção colectiva e interacção baseada nas práticas sociais promovidas pelas novas ferramentas técnicas. Os sites de partilha de conteúdo e as redes sociais são estruturados para uma sociabilidade centrada nos objectos sociais, que congregam conteúdo e actividade. Mas será que os media sociais alteram a composição dos movimentos colectivos pelas novas possibilidades de consumo, produção e envolvimento na e em rede? Os próprios conceitos de consumo e interacção foram alterados. Neste artigo procuramos explorar as noções de “consumidor 2.0” e “prosumer” e compreender como é que grupos de utilizadores, agregados pelo conteúdo, se podem assumir como sistemas sociais.
Descrição
Palavras-chave
Média sociais - Social media, Redes sociais - Social media, Consumidor 2.0 - Consumer 2.0, Prosumidores - Prosumers, Interação - Interaction, Práticas sociais - Social practices, Sociabilidade - Sociability, Movimentos coletivos - Collective movements
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