Programa de Intervenção Educativa em Jovens Universitários: preditores de adesão
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Data
2016-09
Autores
Cunha, Aliete
Cunha, José
Massano-Cardoso, Ilda
Daniel, Fernanda
Cardoso, Salvador
Pita, João
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Editora
Millenium
Resumo
Introdução: A literatura refere que os estudos longitudinais, em que a participação não é obrigatória e o participante não tem benefício imediato, estão sujeitos a falhas de adesão. Objetivo: Analisar os preditores de adesão a um programa de intervenção para redução do risco de infeção VIH. Os critérios de inclusão foram ser aluno do 1º ano da universidade de Coimbra, dos 18 aos 24 anos. Foi aplicado um questionário com indicadores da OnuSIDA. Métodos: O estudo, quantitativo, incluiu dois momentos: no primeiro, participaram 551 jovens, que aceitaram preencher o questionário e participar; no segundo, sinalizaram-se os inquiridos e os que aderiram ao programa. Os respondentes tinham uma média de idades de 18 anos (DP = 1.06), 76.2% eram do sexo feminino, 63% da área da saúde e 69.2% já tinham atividade sexual. Resultados: O modelo apresenta dez variáveis independentes: idade, sexo, perceção do risco, área científica, início da vida sexual, número parceiros sexuais ao longo da vida e nos últimos doze meses, conhecimentos sobre transmissão e prevenção do VIH. Quatro variáveis independentes apresentam uma contribuição estatisticamente significativa: perceção do risco, área científica dos estudos, início da vida sexual e parceiros sexuais nos últimos doze meses. O maior preditor de adesão é a idade de iniciação sexual, com um odds ratio de 3,63 (Or = 3.63; IC 95% 1.27 - 8.91), indicando que os alunos que iniciaram a vida sexual apresentam três vezes mais probabilidade de aderir a um programa de intervenção educativa. Os odds ratio de 1,98 (Or = 1.98; IC 95% 1.27 - 2.87) e 1.784 (Or = 1.78; IC 95% 1.04 - 3.07) indicam que os alunos da área saúde e com maior perceção de risco têm cerca de duas vezes mais probabilidade de aderir. A variável “parceiros sexuais nos últimos 12 meses” é igualmente uma variável preditora da adesão e indica-nos que os abstinentes apresentam 0.três vezes mais probabilidade de aderir (Or = 0.32; IC 95% 0.12 - 0.81). Conclusões: Este estudo indica que as campanhas de informação, sensibilização e prevenção não oferecem um modelo eficaz de sensibilização para a percepção de problemas e riscos para os estudantes que não seguem cursos de saúde. / Introduction: Literature largely suggests that longitudinal studies where participation is not mandatory and participants have no immediate benefits are usually subject to compliance failures. Methods: We looked at the predictors of adherence to an intervention program in reducing the risk of HIV infection. Inclusion criteria included being a 1st-year-student of the university of Coimbra and 18 to 24 years old. A questionnaire with indicators of unAIDS was employed. The quantitative study included two stages: in the first one 551 youths agreed to complete the questionnaire and participate; in the second stage the survey respondents and those who joined the programme were signaled. respondents were 18 years old(SD = 1.09) , 76.2 % female, 63% were Health Sciences students and 69.2 % sexually active. Results: The model features ten independent variables (age, sex, perception of risk, scientific area, time of first sexual intercourse, number of sexual partners over the lifetime and in the last twelve months, knowledge of transmission and prevention). Four independent variables had a statistically significant contribution (perception of risk, scientific area, early sex life and number of sexual partners in the last twelve months). The best adherence predictor was the age of sexual initiation, with odds of 3.63 (Or = 3.63; 95% CI 1.27 - 8.91), indicating that students who began their sexual life are three times more likely to join a program. The odds ratios of 1.98 (Or = 1.98; 95% CI 1.27 - 2.87) and 1,784 (Or = 1.78; 95% CI 1:04 to 3:07) indicate that students health and greater risk perception are about twice as likely to join. The variable “sexual partners in the last 12 months” is also a predictor of adherence and tells us that the abstinent have 0.três times more likely to join (Or = 0:32; 95% CI 0:12 - 0.81). Conclusions: It seems to indicate that the information campaigns, awareness and prevention do not offer an effective model of awareness of the problem and risk perception to students that do not follow courses in health.
Descrição
Palavras-chave
Preditores de adesão - Predictors of adherence, Programas de intervenção educativa - Educational programmes, VIH - HIV, Jovens universitários - University students
Citação
Cunha, A., Cunha, J., Cardoso, I., Daniel, F., Cardoso, S., & Pita, J. (2016). Programa de intervenção educativa em jovens euniversitários: Preditores de adesão. Millenium, 2(ed espec nº1), 133-142