Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): estudo das características psicométricas da versão portuguesa aplicada à população brasileira
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Data
2020
Autores
Pacheco, Danielle Sousa
Lemos, Laura (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
Objetivo: As Terapias Contextuais destacam-se pelos seus resultados no âmbito de diversas psicopatologias (e.g., Depressão, Ansiedade, Redução do Stress, etc), no entanto, existe uma carência de escalas que possam avaliar de forma fidedigna a seu acompanhamento e a manutenção dos seus resultados. Com isto, torna-se necessário o desenvolvimento de instrumentos de medida que possam analisar as intervenções provenientes destas abordagens. Este estudo procurou discutir a importância do desenvolvimento e o aperfeiçoamento de instrumentos de avaliação relacionados com o Mindfulness com crianças e adolescentes, tendo como objetivo o estudo das propriedades psicométricas da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Metodologia: Neste estudo exploratório, quantitativo e estatístico, aplicamos a versão portuguesa CAMM no Brasil, num estudo de características psicométricas, que tem como objetivo principal contribuir para a validação futura no Brasil. Outros instrumentos que fizeram parte deste estudo são o RCMAS e o CDI. Resultados: A amostra contou com 121 participantes, com idade média de 13,73 anos. No que se refere ao sexo, verificamos uma média maior na pontuação do CAMM dos rapazes, assim como uma pontuação superior das raparigas na RCMAS e no CDI. A CAMM se correlacionou negativamente de forma moderada com a RCMAS e com o CDI, e o CDI se correlaciou positivamente com a RCMAS. O alfa do CAMM neste estudo foi de 0,69. Conclusão: A CAMM é uma medida de rastreio que se prevê bastante útil quando nos reportamos à avaliação do constructo do mindfulness na população de crianças e adolescentes. O uso da escala Portuguesa no Brasil prevê-se vantajosa, porém, verificamos uma necessidade de mais escalas válidas e fidedignas para uma análise mais abrangente dos dados de convergência e divergência, assim como a testagem temporal para verificar a manutenção dos seus resultados. / Objective: Contextual Therapies stand out for their results in the scope of several psychopathologies (e.g., Depression, Anxiety, Stress Reduction, etc.), however ,. there is a lack of scales that can reliably assess your follow-up and maintain your results. With this, it is necessary to develop measurement instruments that can analyze the interventions from these approaches. This study sought to discuss the importance of the development and improvement of assessment tools related to Mindfulness with children and adolescents, with the objective of studying the psychometric properties of the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Methodology: In this exploratory, quantitative and statistical study, we applied the Portuguese version CAMM in Brazil, in a study of psychometric characteristics, whose main objective is to contribute to future validation in Brazil. Other instruments that were part of this study are the RCMAS and the CDI. Results: The sample had 121 participants, with an average age of 13.73 years. With regard to sex, we found a higher average in the CAMM score of boys, as well as a higher score for girls in RCMAS and CDI. CAMM was moderately negatively correlated with RCMAS and CDI, and CDI was positively correlated with RCMAS. The CAMM alpha in this study was 0.69. Conclusion: CAMM is a screening measure that is expected to be very useful when we refer to the assessment of the mindfulness construct in the population of children and adolescents. The use of the Portuguese scale in Brazil is expected to be advantageous, however, we see a need for more valid and reliable scales for a more comprehensive analysis of the convergence and divergence data, as well as the temporal testing to verify the maintenance of its results.
Descrição
Palavras-chave
CAMM - CAMM, Child and Adolescents Mindfulness Meassure - Child and Adolescents Mindfulness Meassure, Avaliação de instrumentos psicológicos - Evaluation of psychological instruments, Mindfulness - Mindfulness, Adolescentes - Adolescents, Depressão - Depression, Ansiedade - Anxiety