Solidão: Um Construto Complexo

A carregar...
Miniatura
Data
2017-06-30
Autores
Pocinho, Margarida
Macedo, Esmeralda
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
ISMT
Resumo
Ao contrário do DSM (Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais), o manual NANDA (Associação Norte Americana de Diagnóstico de Enfermagem) é o único manual de diagnóstico que conta a solidão como um transtorno mental separado, em relação à depressão. Grande parte da pesquisa cientifica de hoje, na verdade, demonstra que a solidão não é simplesmente um sintoma da depressão, conforme um significativo número de indivíduos com altos níveis do síndrome de solidão não têm uma condição depressiva. Isto está a abrir uma nova perspetiva, no sentido de tratar a solidão como um construto e uma entidade diagnóstica próprios. / Unlike DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder), NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) is the only diagnostic manual that counts loneliness as a separate mental disorder, in relation to depression. Much of today’s scientific research, in fact, demonstrates that loneliness is not simply a symptom of depression, as a significant number of subjects with high levels of loneliness syndrome do not have a depressive condition. is is opening up a new perspective, in the sense of treating loneliness as a distinct construct and diagnostic entity.
Descrição
Palavras-chave
Solidão, depressão, epidemiologia, construto, entidade diagnóstica, Loneliness, depression, epidemiology, construct, diagnostic entity
Citação
Pocinho, M. e Macedo, E. 2017. Solidão: Um Construto Complexo. Interações: Sociedade e as novas modernidades. 32 (Jun. 2017)