Efeito de Marca de Empregado: um estudo longitudinal numa IPSS

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Data
2020
Autores
Ferreira, Ana Rita Baracho
Sousa, Andrea (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
Esta investigação aborda uma interpretação e análise das ações da chefia direta, sustentadas em princípios da liderança servidora, em relações de mentoria e de ajuda à equipa que lidera. Tem por objetivo: Verificar, através dos resultados do diagnóstico do Efeito de Marca de Empregado, quais os efeitos na gestão das pessoas e da organização numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), considerando a influência do processo de valorização e capacitação da gestão de pessoas. Adota uma metodologia quanti-qualitativa que resulta da análise concreta e comparativa dos resultados obtidos pelo diagnóstico de Efeito de Marca de Empregado, recolhidos em dois momentos, setembro de 2018 e novembro de 2019, acrescida de uma análise qualitativa dos resultados. Os resultados obtidos comprovam a influência positiva das práticas da liderança servidora na Instituição e, também, a perceção positiva da humanização dos processos de gestão, de sentimentos de pertença e de confiança, bem como de melhoria na comunicação e participação ativa na Instituição por parte da equipa. Conclui- se que o processo do Efeito de Marca de Empregado produz resultados importantes no desenvolvimento estratégico e operacional na gestão de pessoas de uma IPSS. / This research addresses an interpretation and analysis of the direct leadership actions based on servant leadership principles and in mentoring and helping relationships with the leaded team. It aims: To check, through the results of the diagnosis of the Employee Brand Effect, the effects on people and organization management in a Social Solidarity Private Institutions (SSPI), considering the influence of the valuing and training processes in people management. It adopts a quantitative and qualitative methodology that results from the concrete and comparative analysis of the results obtained by the Employee Brand Effect’s diagnosis, collected in two stages, September 2018 and November 2019, plus a qualitative analysis of the results. The results obtained prove the positive influence of servant leadership practices in the Institution and the positive perception of the humanization of management processes, belonging feelings and trust, and the improvement in communication and active participation in the team’s Institution. In conclusion, the Employee Brand Effect process produces important results in the strategic and operational development in the SSPI people management.
Descrição
Palavras-chave
Efeito de marca de empregado - Employee brand effect, Liderança servidora - Servant leadership, Relações interpessoais - Interpersonal relations, Constelações relacionais - Relational constellations, IPSS - SSPI
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