A Satisfação no Trabalho em Contexto de Pandemia Covid-19: um estudo de caso em docentes do ensino secundário e 3.º ciclo

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Data
2020
Autores
Afonso, Maria Leonor Estêvão de Jesus
Junça, Ana (Orientadora)
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Editora
ISMT
Resumo
Enquadramento: No final do ano de 2019, o mundo deparou-se com um problema de extrema gravidade: a propagação do vírus COVID-19. A nível laboral esta situação sentiu-se muito. Em todas as áreas de trabalho houve mudanças e adaptações das circunstâncias de trabalho como por exemplo a modalidade de teletrabalho. A avaliação da satisfação no trabalho é muito importante. Deve ser feita com regularidade para que as chefias tenham noção do que poderá estar a falhar ou não no desempenho dos seus colaboradores. A satisfação no trabalho é complexa e subjetiva porque varia de indivíduo para indivíduo e de contexto para contexto. Objetivo: Perceber se há diferenças significativas nos níveis de satisfação no trabalho dos docentes em exercício de funções durante o período de confinamento e pós-confinamento. Método: A amostra compreende 39 docentes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho. Foram respondidos questionários em duas fases (uma que corresponde ao período de confinamento e uma segunda que corresponde ao período de pós- confinamento). As variáveis finais avaliadas são as dimensões de satisfação no trabalho e bem-estar. Resultados: Denota-se um aumento significativo nos resultados das variáveis de satisfação intrínseca e de satisfação com a participação, comparando com as restantes. Esta evolução verificou-se na comparação dos períodos em causa (confinamento e pós- confinamento). Os restantes resultados, apesar de estatisticamente não serem tão relevantes, apresentam uma evolução positiva. Conclusão: Com esta investigação pode concluir-se que há diferenças significativas na satisfação no trabalho no período de confinamento para o pós-confinamento. / Background: At the end of 2019, the world faced an extremely serious problem: the spread of the COVID-19 virus. Regarding the labor area this situation was felt a lot. In this areas there were changes and adaptations to work circumstances, such as e-working. The assessment of job satisfaction is meaningful. Therefore, it must be done regularly so that managers are aware of what may or may not be failing in the performance of their employees. Job satisfaction is complex and subjective because it varies from individual to individual and from context to context. Objective: Understand if there are significant differences in the levels of job satisfaction of professors working during the period of lockdown and post-lockdown. Method: The sample consisted of 39 professors from Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho. Questionnaires were answered in two phases (one that corresponds to the period of lockdown and another that corresponds to the period of post-lockdown). The final variables evaluated are the dimensions of job satisfaction and well-being. Results: There is a significant increase in the results of the variables of intrinsic satisfaction and satisfaction with participation, compared to the others. This evolution was verified in the comparison of the periods in question (lockdown and post-lockdown). The remaining results, although not statistically relevant, show a positive evolution. Conclusion: There are no significant differences in job satisfaction in the period of lockdown and post lockdown.
Descrição
Palavras-chave
Satisfação no trabalho - Job satisfaction, Covid-19 - Covid-19, Bem-estar - Well-being, Professores - Teachers
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